  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Wednesday, April 30, 2008 3:39 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Correios e Telegrafo

  Rui
  Que eu me lembre, o serviço telefónico e telegráfico nacional era efectuado por fios, e como tal não era escutado por ninguem. Excepção ao serviço móvel maritimo, a cargo da CPRM, Lisboa Rádio, que trocavam telegramas em RTTY e muitos poucos em CW.
  As comunicações telefónicas, no serviço móvel maritimo, quer em Portugal, quer noutros países, eram efectuados em ondas curta, em banda cruzada, em transmissão em banda lateral unica (normalmente uper side band) não com portadora suprimida, mas sim com portadora residual, que servia de "lock" para sincronizar a frequencia do oscilador local do receptor. Normalmente, estas comunicações telefónicas, eram facilmente escutadas, e devido à elevada potencia dos emissores, na maioria com mais de 10Kw e antenas direcionais. As frequencias eram bastantes e ocupavam as faixas entre os 4 e os 17 MHz.

  73 de CT4RK