ARLA/CLUSTER: Correios e Telegrafo

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Rui
Que eu me lembre, o serviço telefónico e telegráfico nacional era efectuado
por fios, e como tal não era escutado por ninguem. Excepção ao serviço móvel
maritimo, a cargo da CPRM, Lisboa Rádio, que trocavam telegramas em RTTY e
muitos poucos em CW.
As comunicações telefónicas, no serviço móvel maritimo, quer em Portugal,
quer noutros países, eram efectuados em ondas curta, em banda cruzada, em
transmissão em banda lateral unica (normalmente uper side band) não com
portadora suprimida, mas sim com portadora residual, que servia de "lock"
para sincronizar a frequencia do oscilador local do receptor. Normalmente,
estas comunicações telefónicas, eram facilmente escutadas, e devido à
elevada potencia dos emissores, na maioria com mais de 10Kw e antenas
direcionais. As frequencias eram bastantes e ocupavam as faixas entre os 4 e
os 17 MHz.

73 de CT4RK

2008/4/30 Rui Mota <ct5goq.rui  sapo.pt>:

>  Boas tardes caros colegas...para quem tem conhecimentos de CW era
> escurado sim !...
>
> Rui Carlos Mota
> 73's
> *CT5GOQ*

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).