ARLA/CLUSTER: PLC algumas normas internacionais

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sábado, 26 de Abril de 2008 - 12:38:40 WEST

Caros Colegas,

Depois de ler atentamente os 2 links que o Carlos Mourato deixou, cheguei à
conclusão que teria também de ler as mencionadas "EMC Directives"
(Compatibilidade Electromagnética), cujo guia está aqui:

http://ec.europa.eu/enterprise/electr_equipment/emc/guides/emcguide_may2007.pdf

Após várias horas de leitura e meditação, cheguei à conclusão de que a
ANACOM TEM MESMO, de acordo com as Recomendações da UE, de ir medir a
intensidade de campo dos equipamentos PLC, ou outros, que estejam a provocar
interferências nos serviços interferidos, incluindo as bandas de Amadores, e
verificar se estão dentro dos limites já definidos. Caso não estejam e não
tenham a sigla "CE" impressa, deverão ser IMEDIATAMENTE DESLIGADOS !!!

Infelizmente já tenho visto muitos "equipamentos" de mau aspecto, que de
certo não cumprem as tais "Boas Prácticas da Engenharia" referidas nas
Recomendações, incluisive das lojas do chinês, e que têm afixado o logotipo
"CE"... (não custa nada colar lá uma etiqueta...)
Falei com um individuo que anda a instalar modems PLC do MEO que me disse
que a qualidade dos mesmos é tão boa que assim que os ligam à tomada dos 220
VAC, alguns avariam ou ardem !!!  Vejam lá o perigo que é ter estas
geringonças em casa ligadas 24h/dia e com os residentes ausentes de casa...

Mas devemos por todos os meios continuar a fazer pressão no sentido de
obrigar a ANACOM a cumprir as Recomendações Europeias !!!
73's do CT1PT e abaixo o PLC !!!
Carlos Pinheiro