ARLA/CLUSTER: Interferências - PLC

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com

Caros colegas,

Conforme informação anterior, reclamei junto da ANACOM à cerca de 15 dias
sobre o ruído que me cobre as bandas dos 12m, 15m e 17m com sinais desde S5
até S9 nos 21,230 Mhz (pico).

Hoje tive a visita de 2 OM's da ANACOM que confirmaram, com o Analizador de
Espectros portátil com que se fizeram acompanhar, o "lixo" que anda no ar
aqui na zona e que cobre +/- dos 18 aos 25 Mhz.

Claro que se limitaram a constatar o facto e vão passar "para cima" o
respectivo relatório e esperar que as Administrações das entidades
envolvidas se entendam. Segundo me disseram não adinta nada descobrir a
proveniência da interferência porque não podem obrigar a pessoa em causa a
desligar o equipamento... é tudo legal, por enquanto...

Também me disseram que há muitas queixas dos colegas CB's e até dos
utilizadores dos monitores dos bebés (27 Mhz) e dos telefones s/ fios mais
antigos( tb 27 Mhz).

Confirmaram-me que no Reino Unido o PLC já foi proibido !!!

Vou enviar tb queixa ao MEO e já acrescentei o meu nome/indicativo à lista
de queixosos da REP.

Felizmente que tenho os 10m "quase" limpos e ainda ontem cerca das 19h UTC
falei em mt boas condições com S. Paulo com S9 e apenas um dipolo e 100W.
Estava tb o colega CT2HRB a contactá-lo...

73's para todos e ABAIXO o PLC !!!
Carlos Pinheiro
CT1PT