ARLA/CLUSTER: Resposta a António Matias

Paulo Pinto ct1ete gmail.com

>Tambem sei de muitos casos em que muitos amadores operam bandas que não
>correspodem á sua categoria.

Sim, é verdade. Deve passar-se em todo o mundo, digo eu. É como o condutor
que excede o limite de velocidade. Um dia aparece a brigada e lá vai multa.
Tenho muitas dúvidas sobre qual deva ser a postura. Devemos denunciar
objectivamente a situação? Estaremos a ser prejudicados por isso? Se
chamarmos a atenção, somos insultados e rotulados de elitistas. O melhor é
não ligar, pois cada um é crescidinho o suficiente para assumir os seus
actos.

>Algumas graves, tal como esses contactos serem reconhecidos pela ARRL.
>E até hove um colega (CT1EAT)que disse:" a ARRL não tem de saber a
>legislação Portuguesa".
>Mas então para que raio servem os check-points nos diversos paises.?

Acho que o check-point deveria validar essa situação. Para bem da
credibilização do diploma. O problema é que o check-point não é o único
veículo de validação. Há o LOTW e o envio das QSL's para a ARRL
directamente.

>dai eu achar que os diplomas do DXCC são uma treta.

Os que são. Os meus contactos sei que foram todos efectuados por mim e
dentro da lei, apesar de ainda não ter pedido o DXCC.

>O DX em Portugal vive dias tristes, eu como amante desta actividade tambem
fico triste.

Vive em todo o mundo. Basta assistir aos pile-ups nas expedições para pensar
seriamente se valerá a pena tão triste espectáculo. A que leva? O que
ganhamos em sermos os maiores? À custa de quê?

>Toda a gente ouve nos pile-ups, colegas a fazerem contactos uns pelos
>outros, indicativos não habilitados á banda, falarem claramente em HF
>que estão com 2,5KW, atropelos de etica e educação no Pile-up, etc etc,
>o que é preciso é aprecer nos logs-online e expor ao mundo a
>grandiosiade da sua estação e (sua vaidade).
>O pior é que os log´s online podem ser a ruina dos prevericadores, pois
>além de provar as capacidades de DXer tambem prova que houve pirataria.

Completamente de acordo. Provavelmente, daqui a uns anos, essas pessoas
chegarão à conclusão que o que conseguiram não tem qualquer valor pessoal.
Apenas social. A velha questão, irresolúvel.

>Eu sei que os 20m sejam muito apeteciveis para o DX, mas se os 20m
>fossem já permitidos os CT2's
>não lhe ligavam nenhuma.

O fruto proíbido é sempre o mais apetecido. Os 20 metros são o que são. Há
grandes oportunidades de DX nos 40 e 80. O problema é o espaço para as
antenas. Há os que passam, experimentam e ficam. Há os que preferem a banda
x, y ou z. Há os que olhem para as bandas com um espírito de procurar
encontrar o melhor que cada uma oferece.

>Mesmo que retirem  o CW do exame da classe A, vão dizer que não precisam
>de saber para que serve um condensador para fazer um contacto com 9X.etc
>etc.

Mas o radioamadorismo não se resume a contactos com 9X. É muito mais do que
isso. É uma actividade multi-disciplinar, embora não imponha nenhum tipo de
obrigação. O facto de se retirar o CW do exame, não significa que não se
deva introduzir qualquer outra matéria que distinga categorias. O que me
parece é que a matéria de exame deveria ser reformulada para se ajustar aos
novos avanços tecnológicos. Por exemplo, os novos modos digitais.

>Todos nós quando andavamos na escola em crianças não entendiamos o
>porquê da matematica e outras disciplinas que não gostavamos.
>O que é certo, é que  a bem ou a mal tivemos de as aprender, e agora em
>adultos, já reconhecemos que faz falta.
>O conhecimento, não faz falta aos ignorantes, mas é a riqueza dos
>conscientes da sua ignoracia.

O conhecimento faz falta a todos. A humildade aliada à incessante procura do
conhecimento, são duas virtudes importantes em qualquer ser humano. Não
devemos no entanto esquecer onde se situa o degrau da nossa incompetência,
sob pena de nos iludirmos.

CT1ETE, Paulo Pinto
http://www.ct1ete.net
http://transponderclubedeportugal.blogspot.com