RE: ARLA/CLUSTER: Proposta de regulamentação para os indicativos das estações amadoras em Portugal por António Matias(CT1FFU)

Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2007 - 14:27:36 WEST

Prezado Colega Salomão Fresco(CT2IRJ)

Obviamente que eu não poderia estar mais de acordo com o Amigo.

Alias, acho que o projecto das novas classes já foi abandonado pela própria ANACOM pois no actual contexto de  regulamentos liberais existentes na Europa(Espanha,França, Italia,etc) ele não faz qualquer sentido. O caminho não é aumentar ou manter, mas antes reduzir ou mesmo eliminar. Veja-se que por deliberação da CEPT -(Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações) neste momento já não existem classes*, na pratica.

A não actualização do actual regulamento português, cria todos os dias, algo verdadeiramente suigeneris com os radioamadores portugueses da categória B sem Morse (vulgo CT2)e com a licença CEPT válida, que viagem na Europa, pois é lhes permitido operar banda e modos que em Portugal lhes estão vedados.

Penso que a subdivisão territorial com a redistribuição de indicativos foi primeiramente sugerida pelo Francisco Costa (CT1EAT). Desde que tive conhecimento desta proposta, continuo a defender que Portugal não tem dimensão territorial que comporte tal projecto.

João Costa
CT1FBF

*Da revisão de 2003 desta Recomendação resultou a adopção de uma classe única para a licença CEPT, em substituição das anteriores "classe 1" (com equivalência para as categorias A e B com Morse) e "classe 2" (para a categoria B sem Morse), pelo que todas as licenças CEPT emitidas a partir de 15 de Setembro de 2005 têm, na categoria e classe, a referência "REC. T/R 61-01 (Nicósia 2003)".

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Salomao Fresco
Sent: quarta-feira, 26 de Setembro de 2007 13:28
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Proposta de regulamentação para os indicativos das estações amadoras em Portugal por António Matias(CT1FFU)

Olá a todos na lista!

Antes de mais quero dar os meus parabéns ao Colega António Matias CT1FFU pelo empenho e pelo esforço que dedicou a este documento.

Mas permitam-me que discorde da divisão de Portugal em regiões e a correspondente distribuição de indicativos. (não sou contra a divisão em si, apenas da re-distribuição de indicativos)

1.º - Não considero que o nosso país tenha área territorial que necessite da sua subdivisão, para atribuição de "zonas". Isso funciona bem em países com grandes territórios, que se expandam por mais do que umas centenas de quilómetros.

2.º - Já existem mais motivos de desunião, falta de coerência, falta de objectivos comuns e sobretudo de espirito de equipa, não necessitamos de criar mais um motivo.

3.º - Existem apenas 4 gabinetes da ANACOM no território Nacional, A Sede em Lisboa, uma Delegação no Porto e uma delegação nos Açores e outra na Madeira, para tal divisão surtir efeito seria necessário haver uma maior aproximação da ANACOM aos Amadores, e todos nós temos visto que essa não é uma prioridade.

4.º - Por muito respeito que os DX'rs me mereçam, e acredito que ter mais uma série de entidades DX no país pode ser deveras interessante, tal facto também poderá ser contraproducente, pois a existência de indicativos CU nos Açores e CU no continente, só poderá gerar confusão.
Para mais a atribuição de tal indicativo a estações de baixa potência é discriminatório, pois até os QRP'rs sabem que com 500 mw se chega longe, mesmo em V e UHF, e nada na legislação impede um Amador de operar com baixa potência e antenas de elevado rendimento.
Mesmo o prefixo CQ pode confusão e como tal apenas foi atribuido às estações repetidoras e radiobalizas, para minimizar essa possivel confusão.

Para mais relembro que há alguns anos houve uma tentativa, frustrada, por parte do ICP-ANACOM, para restabelecer a ordem correcta dos indicativos, atribuindo CT1 à Classe A, CT2 à Classe B com e sem Morse e CT5 à Classe C. Tal não foi possível devido às fortes pressões junto da ANACOM para que tal não sucedesse pois havia muitos Colegas já com cartões de QSL feitos o que iria implicar despesas adicionais, confusão nos log's, etc.

Além do mais uma reformulação tão profunda nas regras de atrubuição dos indicativos, tão pouco tempo após a publicação dos "Procedimentos de consignação de indicativos de chamada às estações do serviço de amador e do serviço de amador por satélite" em  http://www.anacom.pt/content.jsp?contentId=402924

parece-me fora de contexto e desprovida de sentido prático.

Recordem também que na actual ordem de atribuição foram dados indicativos com sufixos de 4 letras aos repetidores e que muitos de nós achámos isso um perfeito disparate, que tal nunca se tinha visto, etc. Imaginem então se agora se vai mudar um CT1XX com o mesmo indicativo há YY anos para algo completemente diferente...

Como tal, e apesar de não ser perfeito, mais vale deixar como está.

Esta é a minha opinião pessoal acerca do assunto e não reflecte a posição de nenhuma Associação, grupo de trabalho ou conjunto de Amadores.

Cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ

If it works... dont fix it!

Esta mensagem foi escrita com electrões 100% reciclados.