Re: ARLA/CLUSTER: Solução antena de fio!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 23 de Setembro de 2007 - 18:19:38 WEST

Porque como o cabo é de 75 ohms, estava a servir de transformador de
impedancias e alterava completamente a impedancia nesse ponto. Uma antena de
50 ohms, se alimentada com um cabo de 72 ohms com o comprimento de um quarto
de onda ou seus multiplos impares, apresentará no extremo do cabo uma
impedancia de 103,6 (72 X 72 / 50= 103,6)  ohms. Este tipo de transformador
usa-se muito frequentemente no empilhamento de antenas.

73 de CT4RK

Em 23/09/07, Gomes <ct1hix  sapo.pt> escreveu:

>  Boas
> O problema está resolvido!!!
> Em vez de medir o swr no extremo do cabo coaxial medi à saída do
> L-network, o valor de roe era idêntico ao que estava a ser medido pelo
> transceptor.
> Ajustei o valor de roe à saída do L-network 1:1.2 , liguei o equipamento,
> um "olá" e já estou operativo em 160 metros!
> Neste caso o analisador de antena, não sei porquê, deu um valor errado
> quando colocado no extremo da linha de transmissão que ligava o L ao
> transceptor.
> Agora só falta ver o rendimento da antena.

> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).