ARLA/CLUSTER: Todos os estados trabalhados em 1.2GHz

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2007 - 20:02:10 WEST

Olá a todos!

Permitam-me discordar do seguinte:

"...Isto só vem provar o quanto Portugal está desenvolvido e a
desenvolver-se em ATV e do trabalho dedicado de muitos. Eu particularmente,
reportei-me á área que melhor conheço, no caso da fonia e especialmente nos
concursos.

Por informações que me tem chegado a nível nacional e internacional, de
pessoas ligadas á ATV, o nosso pais está na linha da frente em 1.2 GHz;
infelizmente, muito do que se tem feito, no meu ponto de vista, não tem tido
a devida atenção e divulgação mais alargada á comunidade..."

Já não é do meu tempo, o apogeu da ATV em Portugal. A minha licença foi
obtida em 2003 quando já se notavam alguns sinais de desgaste em matéria de
ATV.

Faço aqui um pequeno parentesis para me referir à minha localização,
Chamusca, Distrito de Santarém. Não pretendo de forma alguma dizer que o que
se passa nesta zona seja o retrato do resto do país, mas parece-me, e espero
sinceramente estar errado, que é isso mesmo que acontece.

A excepção à regra talvez passasse pelo CT4QP que todas as noites dava umas
sessões de "bricolage no Fazendas", pelo CT4RK, que desde Sines e nos dias
em que a propagação permitia punha P5 no "Fazendas" e que a suas expensas
mantinha o "Arrábida" em funcionamento, A LARS que sempre nos motivou com o
seu magnifico "carro de Exteriores" e outros Colegas que por falta de
lembrança não são mencionados, mas que sabem que também me refiro a eles.
Em 2003 uma das minhas primeiras "construções" foi um pequeno emissor de TV
com cerca de 800mW, a compra de uma direccional de 23cm foi o passo
seguinte.
Já então se tinham feito alguns testes com poucos resultados práticos para a
emissão de ATV em Stereo, já se tinham feito algumas consultas junto da
pioneira na emissão em digital (DARC - Alemanha), mas que também foram
postas de parte devido aos elevados custos do "hardware" para esse efeito.

Como tal acho, e isto é apenas o meu ponto de vista, que Portugal não está
na vanguarda das emissões em ATV, basta verificar os sites disponiveis na
net de Colegas de outros países..

Existem algumas razões que posso enumerar, e que podem explicar o
afastamento de alguns Colegas e o abandono de outros, não só em ATV mas
também como noutras modalidades:

- A "democratização" da Banda Larga - desde há alguns anos a esta parte
temos verificado que as áreas abrangidas pela Banda larga tem vindo a
crescer, e é quase certo dizer que existe cobertura nacional.
A adesão ou não a este tipo de tecnologia pode explicar algum abandono.

- A TV Cabo e suas congéneres - Em poucos anos passámos de 2 canais de
televisão tristonhos e cinzentos, a 4 e já com algum "colorido" e outra
visão do mundo que nos rodeia, depois passaram a ser 20 para aqueles que
tinham acesso à TV por cabo, e finalmente com a baixa de preços e o acesso
via satélite, praticamente só não tem tv cabo quem não quer. Isto sem
mencionar os outros métodos não legais de o fazer. Também esta liberalização
e distribuição de conteúdos pode ter contribuido para o afastamento de
alguns Colegas.

- Finalmente, mas não menos importante - a idade - Alguns dos nossos mais
activos Colegas já passaram da sua meninice, já sei que muitos me irão
censurar por estas palavras, mas temos que constatar um facto: A população
portuguesa está envelhecida, e o nosso hobby não é excepção.
Como eu ia dizendo, também este pode ser um factor importante para a
diminuição de ATiVistas.

Pesando todos estes factores fácilmente se chega à conclusão a que eu
cheguei no início.

Cumprimentos

Salomão