ARLA/CLUSTER: Todos os estados trabalhados em 1.2GHz

Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2007 - 14:59:51 WEST

Prezado Salomão Fresco (CT2IRJ),

Em relação ás suas pertinentes questões, posso dizer-lhe que já estamos bem melhores que aqui á alguns anos, não só a nível de Portugal como de Espanha. Neste caso de Espanha e particularmente nas Canárias, ouve uma pequena explosão de estações a operar em 1.2 GHz, pois passamos de 0 (Zero) para 5 ou mais e activas em várias ilhas.

Penso e por aquilo que sei, em Portugal, o problema não passa tanto pelo numero de equipamentos e estações que dispõem de 1.2 GHz, mas sim pela sua reduzida actividade em fonia. Das 10 quadriculas efectivas mais a especial IM56, existem estações, que eu conheça, com equipamentos em 1.2 GHz, em 6 das 10, no entanto, e em especial nos concursos de Portugal o seu numero é reduzido. Alias, que eu saiba, este ano ainda não existem registos de contactos em 1.2 GHz no Campeonato da ARBA.

No meu caso particular, ainda este ano não senti interesse e principalmente disponibilidade de alguns dos meus correspondentes habituais, para activar 1.2 GHz em fonia, nos concursos em Portugal. O mesmo não se passa em Espanha, onde do n.º de "skeds" tem vindo a aumentar e em especial nos dois últimos concursos do MAF peninsular, promovido pela URE, como é demonstrável pelos log`s realizados.

Obviamente, que é uma Banda difícil e onde os erros técnicos se pagam caros, pois qualquer pequena "atenuação" em 144 MHz é perfeitamente multiplicável por um factor de 5 em 1.2 GHz; no entanto, é uma banda magnífica onde se conseguem contactos espectaculares, mesmo com reduzidas potencias, pois o ruído é ainda relativamente baixo, podendo-se utilizar ganhos bastante elevados.

Acho difícil, que nos próximos anos se consiga activar, por exemplo, "todos os Distritos" em 1.2 GHz, muito embora Portugal registe uma razoável actividade nesta banda em ATV.

Em ATV, o nosso desenvolvimento é, e por aquilo que me tem sido dado a conhecer, um dos mais efectivos e avançados da Europa, tendo em atenção sempre a nossa dimensão territorial. Neste caso, á que reconhecer e salientar o extraordinário trabalho, que me é dado a conhecer, de um grupo dedicado da LARS e da ARVM, a este modo e nesta banda.

                 73 de:
     CT1FBF / João Gonçalves Costa
     QRA-Locator : IM58kq
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37