ARLA/CLUSTER: Novo cabo... vida nova !!!!

Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2007 - 14:37:10 WEST

Prezado Miguel Andrade(CT1ETL).

Foi com muito interesse que lie, alias como sem sempre leio até ao fim, o teu IMPORTANTE testemunho, pois desde á alguns anos me bato por transmitir, a fundamental importância, das linhas de transmissão, nas nossas estações amadoras.

Por várias vezes me tenho insurgido, em alguns fóruns, sobre a falta de importância que muitas vezes se dá a esse item.

Tenho assistido a discussões, que demonstram a total ignorância, sobre os factos importantes numa instalação de telecomunicações, em especial em VHF e superiores, se não vejamos:

- Acha-se perfeitamente normal que um bom transceptor custe 1.800 Euros ou mais.

- Também se acha normal, em Portugal, comprar uma antena vertical. Neste aspecto só um aparte, que tive hipótese de indagar junto de alguns vendedores; A antena Dual-Band V/UHF mais transaccionada é a Diamond X510N ou as equivalentes de "linha branca", para não lhes chamar outras coisas.

Mas normalmente, o "feliz" comprador solicita imediatamente o adaptador N/PL sendo obsequiado "gratuitamente" com um de proveniência mais que duvidosa.

Acreditem, é muito mais FÁCIL montar BEM uma ficha N que uma PL.

Outra das coisas, é a questão dos diplexers, muitos dos (in)felizes proprietários com bons transceptores, neste caso uma saída para cada banda; HF/50 MHz/VHF/UHF, não perdem a primeira oportunidade de arruinar a sensibilidade do equipamento colocando imediatamente um desses dispositivos.

Alias, muitos ficam totalmente indignados com os fabricantes por eles não colocarem uma só saída, estilo: 1..3...3 todos ao molho, e assim os fazerem gastar mais dinheiro... sem mais comentários, pois já estão a imaginar o resto.

- Bem, e depois, chegamos ao CABO COAXIAL, aqui é que se assistem a verdadeiras tragicomédias, regateando o preço/metro do "Cabo Grosso" quando não colocar tudo com o "fino".

Ora meus queridos, paga-se 1.800 Euros pelo rádio e achasse normal, paga-se 350 Euros pela antena vertical e acha-se normal e depois vai se regatear o preço por metro do cabo de baixas perdas, pois são precisos 25 metros...!?

Na minha modesta opinião, talvez optar por um bom transceptor usado por 550 Euros, fazer a antena ou as antenas, e gastar 500 Euros no cabo coaxial, é, acreditem, uma solução muitíssimo mais inteligente e tecnicamente muito mais perfeita, que gastar, "rios de dinheiro" para na "primeira curva" estragar tudo.

E já agora, façam as contas, pois uma pequena direccional de VHF mais outra de UHF, fica-vos muito mais barato que a famosa vertical. À pois, o rotor, um de 150 Euros serve perfeitamente para isto. E não se esqueçam do BOM CABO COAXIAL de BAIXAS PERDAS e BOAS FICHAS, pois gerar RF e depois converte tudo em calor, é só recomendado para antenas artificiais NÃO radiantes.

João Costa
CT1FBF