ARLA/CLUSTER: Novo cabo... vida nova !!!!

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2007 - 22:56:07 WEST

Prezados colegas,

Aproveitando um dos raros momentos em que posso participar nesta lista ( sem
ser apenas como leitor ), hoje venho divulgar-vos mais uma experiência
pessoal.
Estava, desde o Concurso Dia da Marinha Portuguesa 2007, sem elementos
irradiantes de VHF e UHF no exterior, pelo que, no primeiro fim-de-semana de
Setembro ao regressar de férias, resolvi colocar um ponto final nessa
situação.
Após uma cuidada manutenção à antena, lá voltei a instalar tudo de novo na
cobertura do prédio, exactamente como estava antes do concurso.
Aferidos os sinais, o " velho " cabo CO-22 com 3 anos de uso continuava a
dar a sua prestação de sempre, apesar das fichas novas.
Não sei o que me deu quando olhei para os cerca de 21 metros de cabo Heliax,
ali enrolados num canto da arrecadação.
É hoje ! ( pensei ).
Se depressa pensei, logo me pus em marcha.
Retirei o cabo CO-22 de novo ( que masoquismo ) e toca de colocar as
caríssimas fichas no Heliax para ver o que aquilo dava.
40 minutos depois a obra estava concluída e foi só trocar os cabos ( outro
tanto tempo ), refazer os isolamentos, fixar as abraçadeiras e apertar as
ferragens.
Assim que tudo ficou arrumado e limpo comecei os testes e... nem queria
acreditar !!!
Tinha ganho um amplificador de recepção baratíssimo ou estava a sonhar.
A repetidora CQ0VSTC situada em Aldeia de Chãos - Santiago do Cacém, no
canal RV56, foi o meu primeiro teste.
Uma hora e tal antes com o cabo original o retorno chegava misturado com o
ruído... mas apenas quando utilizava a potência de emissão de 200 W ?!? ( o
que era normal e espectável porque havia boa propagação ).
Com o cabo novo o amplificador estava desligado e a potência de emissão nos
15 W.
- Teste, teste, teste de CT1ETL - foi a minha chamada sem esperanças de
ouvir retorno.
Do outro lado veio o pulsar do repetidor com sinal 5 !!!!!
Não podia estar a acontecer.
Tentei de novo agora com apenas 5 W e... sinal 5 de novo.
Desde esse dia nunca mais perdi uma tentativa de accionar esta repetidora, o
que é fantástico para quem apenas com potência E NOS DIAS DE PROPAGAÇÃO a
conseguia escutar de retorno.
O meu alcance melhorou ao ponto de aceder agora a estações repetidoras que
antes nem sequer escutava, tanto em VHF como em UHF.
Nas ligações ponto a ponto ainda não tive oportunidades de testar os limites
da estação, contudo os sinais recebidos dos colegas mais frequentes, são
francamente melhores em relação ao padrão habitual como o cabo anterior.
Cauteloso como sou não quis vir aqui " deitar foguetes " antes de comprovar
muito bem esta novidade.
Hoje, passados quase 15 dias posso atestar com segurança os resultados,
visto ter já experimentado variações de sinal com a repetidora de
referência, a CQ0VSTC.
O sinal mais extremo até agora recebido foi um inacreditável 6.
O sinal comum dos dias menos favoráveis é 1 mas sempre audível sem ruído a
accionável com 7 W. Nos dias bons, o sinal varia entre 3 e 5.
Dada a minha localização geográfica e os obstáculos no azimute mais directo
à repetidora, estes resultados são novidade para mim e algo inacreditável.
Se tiverem paciência confiram com o mapa ou no " Google Earth "
Mas que cabo maravilha é esse ?
É simplesmente um ANDREW FSJ4-50B super flexível.
Usem a Internet e vejam a fotografia do bicho.
E o preço, é acessível ?
Não !
O cabo é caro e as fichas são caríssimas, mas o meu saiu de graça porque era
lixo.
Foi recolhido na sucata de uma daquelas empresas que trabalham nas
instalações das redes de telefone celular ( vulgo telemóvel ).
O rolo era maior mas estava muito danificado em vários pontos. Tinha sido
mesmo pisado por um automóvel nalguns sítios. Ainda assim consegui
aproveitar o suficiente para a minha instalação.
Tive-o armazenado alguns anos, inicialmente por falta das fichas e depois
porque... vá-se lá saber porquê.
Só me arrependo de não o ter montado já há mais tempo.
Quando aqui aparecem excelentes contribuições técnicas e se fala da
importância dos cabos, das fichas e da sua correcta aplicação, nem nos
apercebemos na prática dos resultados reais.
Quero deixar os meus agradecimentos públicos ao Rui Penaguião ( CT1ZX ) e ao
João Martins ( CT1WV ), pois sem a sua ajuda nunca teria conseguido nem o
cabo nem as respectivas fichas aqui há uns anos atrás.
Depois deste meu testemunho e a terminar, alguns dados curiosos para vos
aguçar o apetite :

FSJ4- 50B
FSJ450B,
HELIAX® Superflexible Foam Coaxial Cable, corrugated copper, 1/2 in, black
PE jacket

CHARACTERISTICS

Construction Materials
Jacket Material - PE
Dielectric Material Foam - PE
Flexibility - Superflexible
Inner Conductor Material - Copper-clad aluminum wire
Jacket Color - Black
Outer Conductor Material - Corrugated copper

Dimensions
Nominal Size - 1/2 in
Cable Weight - 0.21 kg/m | 0.14 lb/ft
Diameter Over Dielectric - 0.350 in | 8.890 mm
Diameter Over Jacket - 0.530 in | 13.462 mm
Inner Conductor OD - 0.140 in | 3.556 mm
Outer Conductor OD - 0.480 in | 12.192 mm

Electrical Specifications
Cable Impedance - 50 ohm ± 1 ohm
Capacitance - 83 pF/m | 25 pF/ft
dc Resistance, Inner Conductor - 0.820 ohms/kft | 2.690 ohms/km
dc Resistance, Outer Conductor - 1.000 ohms/kft | 3.281 ohms/km
dc Test Voltage - 5000 V
Inductance - 0.063 µH/ft | 0.207 µH/m
Insulation Resistance - 100000 MOhm
Jacket Spark Test Voltage (rms) - 5000 V
Operating Frequency Band 1 – 10200 MHz
Peak Power - 15.6 kW
Pulse Reflection - 1%

Velocity 81%

Environmental Specifications
Installation Temperature - -40 °C to +60 °C (-40 °F to +140 °F)
Operating Temperature - -55 °C to +85 °C (-67 °F to +185 °F)
Storage Temperature - -70 °C to +85 °C (-94 °F to +185 °F)

Mechanical Specifications
Bending Moment - 2.0 ft lb | 2.7 N-m
Flat Plate Crush Strength - 2.0 kg/mm | 110.0 lb/in
Minimum Bend Radius, Multiple Bends - 1.25 in | 31.75 mm
Minimum Bend Radius, Single Bend - 1.25 in | 31.75 mm
Number of Bends, minimum - 20
Number of Bends, typical - 50
Tensile Strength - 175 lb | 79 kg

Standard Conditions
Attenuation, Ambient Temperature - 68 °F | 20 °C
Average Power, Ambient Temperature - 104 °F | 40 °C
Average Power, Inner Conductor Temperature - 212 °F | 100 °C

Attenuation

Frequency (MHz) Attenuation (dB/100 m) Average Power (kW)
0.5		0.231		15.60
1		0.327		15.60
1.5		0.401		15.60
2		0.463 	15.60
10		1.044 	10.14
20		1.485 	7.12
30		1.828 	5.79
50		2.377 	4.45
88		3.187 	3.32
100		3.406 	3.11
108		3.546 	2.98
150		4.214 	2.51
174		4.558 	2.32
200		4.908 	2.16
300		6.095 	1.74
400		7.121 	1.49
450		7.592 	1.39
500		8.042 	1.32
512		8.148 	1.30
600		8.891 	1.19
700		9.683 	1.09
800		10.431 	1.01
824		10.605 	1.00
894		11.101 	0.95
960		11.555 	0.92
1000		11.824 	0.89
1250		13.423 	0.79
1500		14.906 	0.71
1700		16.027 	0.66
1800		16.57 	0.64
2000		17.624 	0.60
2100		18.137 	0.58
2200		18.641 	0.57
2300		19.138 	0.55
2500		20.11 	0.53
2700		21.056 	0.50
3000		22.432 	0.47
3400		24.198 	0.44
4000		26.727 	0.40
5000		30.693 	0.34
6000		34.427 	0.31
8000		41.403 	0.26
10000		47.914 	0.22

© 2007 Andrew Corporation, Westchester, IL 60154 US
All specifications are subject to change. Please see
www.andrew.com for the most current information.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********** ITU Zone 37