RE: ARLA/CLUSTER: Re: Links entre as bandas de amador e outros serviços

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Segunda-Feira, 3 de Setembro de 2007 - 23:28:23 WEST

Olá a todos,

Eis que regresso de férias e fico com muitos remorsos de não ter participado
em certos tópicos durante esta minha ausência.
Ainda assim, e agora que já tenho mais disponibilidade, não podia deixar de
expressar por esta via alguns comentários.
Hoje mesmo, estando em escuta nos 144,300 MHz em BLU, ( enquanto arrumava a
estação para as emissões que quero retomar em breve ), resolvi variar a
frequência e de súbito comecei a detectar uma portadora em FM que me levou
aos 144,375 MHz.
Eram 18:32 sensivelmente e os " utentes " que aí se encontrarem em animada "
cavaqueira " nem os indicativos davam.
Infelizmente o telefone tocou e quando regressei para lhes explicar alguns
procedimentos do Serviço de Amador e as recomendações da I.A.R.U., os "
utilizadores " daquela frequência já lá não estavam.
Gostava muito que os mesmos estivessem a ler estas linhas, pois não sendo a
favor de acções de justiça popular, sempre gostava que tivessem a honradez
de se identificarem para o meu endereço de correio electrónico a fim de
trocarmos umas impressões.
Se por desconhecimento se trata de um incidente isolado, há que educar estas
pessoas pois ninguém nasce " programado " com conhecimento... ( nem mesmo o
disco rígido do computador ).
Ainda assim penso que é um dever cívico de todos nós, como cidadãos, darmos
a resposta que estiver ao nosso alcance e dentro das normas, quando somos
confrontados com estes casos.
Sinceramente já estou cansado de tanta lamentação, espanto e indignação aqui
na lista, na frequência e nas nossas conversas particulares.
Acho que está na hora de agir.
O Carlos Mourato tomou a decisão que todos nós deveríamos tomar sempre que
detectarmos uma situação anómala.
Quem vier desabafar com termos como " bufo " e frases do estilo " o tempo da
PIDE/DGS já lá vai " não está no mínimo a compreender o seu papel numa
sociedade organizada nem a cumprir com os deveres de cidadania. Está a
confundir ideias soltas que têm a sua devida arrumação em contextos
diferentes.
É muito fácil misturar a nosso belo prazer de criatividade literária " alhos
com bugalhos " quando toca a distorcer a realidade, sobretudo quando temos
contas a ajustar com o passado.
Se considero grave os colegas portadores de um certificado para o Serviço de
Amador utilizarem as suas estações sem indicativos e em total desrespeito
pela " praxis " e pelas recomendações da I.A.R.U., ( escudando-se
provavelmente numa legislação retrógrada e desadequada ao presente, a qual
por sua vez também não estão a respeitar ao omitirem os indicativos ),
considero um crime quando a inconsciência e a falta de carácter vão ao
limite de colocar vidas humanas em perigo.
Noutros países ( posso citar vários ), um tal acto dava direito a pena de
prisão para o infractor. Noutros daria mesmo direito à pena de morte.
Já que aqui essa sanção não é tão agravada, esperava-se ao menos maiores
diligências por parte das autoridades que têm a responsabilidade de actuar.
Volto a frisar que sou contra a justiça popular e por isso não defendo as
milícias.
Ainda assim valeria a pena investirmos com os meios ao nosso dispor numa
dignificação do Radioamadorismo.
Foram aqui referidas ( e muito bem ) as campanhas difamatórias de que a
imprensa foi veículo recentemente.
Enquanto não fizermos nada por limparmos o nosso ( ainda ) bom nome ninguém
o fará por nós.
Isto tem que começar por dentro e não é de diagnósticos que se precisa.
Sou de opinião que está na altura de sermos responsáveis e " vestirmos a
camisola "... de ponderarmos a responsabilidade de cada um nisto tudo.
É tão culpado aquele que prevarica como o que abandona o Radioamadorismo em
face do caos sem reagir, ( ou se envergonha de ser radioamador e não cancela
logo a sua licença e se desfaz da estação ).
Tenho algumas boas ideias sobre este assunto que partilharei com quem tiver
paciência de me ler e ouvir.
Uma coisa vos posso garantir, já tenho sido enxovalhado em frequência por
alguns infelizes cidadãos que demonstram toda a sua ignorância e baixo nível
de educação de base, nomeadamente assim que são ( civilizadamente )
confrontados com os seus erros.
Não é por isso que deixarei de actuar... e de tentar ensinar !
Não tenho infelizmente muito tempo para usar os meus equipamentos, mas não
deixarei de enfrentar os ( cada vez mais frequentes ) " desordeiros " e
prevaricadores quando é possível manter contacto.
A nossa sociedade está lamentavelmente doente, pelo que é responsabilidade
de cada um de nós actuar em conformidade enquanto não se deixar corromper
pelo mesmo vírus.
O apelo final que eu deixo para não me tornar ainda mais inconveniente é que
actuem !
Gravem o que não puderem identificar e enfrentem o que puderem. Encham o
endereço do ICP-ANACOM com relatos e gravações.
Deixem-se de falsos pruridos. Não estão a ser difamadores estão a actuar de
acordo com a Lei e com a sensatez.
Ensinem as pessoas com as vossas palavras e com os vossos actos, mas evitem
a hostilidade pois podem perder toda a razão de imediato.
Não tenham medo de alertar quem tem o dever e a função de actuar sobre estas
situações.
Se não mudamos este estado de coisas rapidamente como é que vamos poder
atrair os amigos e a juventude para a rádio ?
Quantos novos radioamadores conseguiram cativar no último ano ?
Apenas me arrependo de não ter estado a operar a minha estação nos minutos
que levei a escrever esta mensagem. Por essa razão espero que ela sirva ao
menos para vos fazer pensar.
Se conseguiram chegar até esta última frase estão de parabéns.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********** ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com