ARLA/CLUSTER: Links entre as bandas de amador e outros serviços

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 3 de Setembro de 2007 - 20:24:20 WEST

Caros colegas

Eu pensava que já tinha visto de tudo nas bandas de amador, mas enganei-me.
Na passada Quinta feira, estava eu na Avenida da Républica, em Lisboa e como
estava à espera da XYL, andei por ali às voltas com o dial do IC706, (nada
tem a ver com o "rodar canaletas", pois os meus radios não teem "canaletas")
para ver o que se escutava por ali. Chegado aos 145.425 MHz, escutei uma
conversação entre uma senhora e um cavalheiro, que nada tinha a ver com
comunicações de amador, antes pelo contrário era de elevado
profissionalismo. Estranhando o facto, num espaço de silencio,  tentei
avisar que ali não era lugar para outros serviços que não os de amador. Não
obtive qualquer resposta, mas escutei uma portadora como se de um repetidor
se tratasse. Pensei de imediato, que mais um echolink tinha acabado de
florescer nos 2m. Depois de confirmar que alguma coisa respondia à minha
portadora, fiquei-me por ali à escuta para ver se descubria o que se passava
naquela frequencia. Pouco tempo depois, de novo a senhora, desta vez a falar
ingles!...O tipo de comunicação pareceu-me familiar e eu nem queria
acreditar no que escutava. Pedi informações sobre o serviço que estava a
escutar e respondeu-me um operador a perguntar a minha identificação. Como
amdor devidamente legalizado e a operar de acordo com todas as normas,
respondi à perguntas e interroguei o porque de estar naquela frequencia.
Fiquei estático foi quando o operador me disse que eu estava no canal 1 da
torre do aeroporto de Lisboa!!!!  Eu não queria acreditar, !!!  De imediato
aconselhei o operador a comunicar o facto à ANACOPM e eu fiz o mesmo. Como
pode ser possivel uma coisa destas??? em que mãos andam os equipamentos de
comunicações nossos e de outros serviços???   É de facto assombroso o
desplante de um individuo com uma mentalidade destas!!! Uma coisa impensavel
à uns anos atrás!!!...Eu fiquei sem palavras e acho que a ANACOM tem que
começar a fazer "doer", porque as coisas estão a chegar ao limite do senso
comum! É claro que um animal que faz uma coisa destas, não pode, nem deve,
nem eu aceito que seja amador de radio como eu e como a maioria dos colegas.
Imaginem o QRM que os média faziam se lhes chegasse aos ouvidos uma coisa
destas!!!...Pior ainda é que podemos estar a fazer um ameno QSO em uma
qualquer frequencia de amador, e nunca sabemos onde é que estamos a ser
escutados. Depois o problema é que pode chegar uma reclamação à ANACOM a
dizer que qualquer um de nós estava a usar um qualquer canal da torre de
Lisboa, ou um canal da GNR ou da Judiciaria etc!!  É um perigo... Se vos
acontecer contactem de imediato a ANACOM.
Ao que soube posteriormente, em conversas com colegas, já não é a primeira
vez que acontece e até em links com outras frequencias. Realmente a minha
alma "está parva" com a falta de respeito e o desplante mostrado por certas
pessoas. Linkar frequencias dentro da banda de amador, apesar de tudo não
prejudica la muito os nossos serviços, agora linkar uma frequencia de amador
com a torre do aeroporto de Lisboa é de bradar aos céus...É inacreditável e
criminoso.

73 de CT4RK

--
Best 73 from:
regards from:

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).