ARLA/CLUSTER: direitos dos "CT2's"

ct3fq ct3fq ct3team.com
Terça-Feira, 30 de Outubro de 2007 - 20:18:44 WET

Caro António Matias,

Permita-me  corrigir a sua idea  "será que vamos ter uma banda do
cidadão desde os 137,5KC até 47Ghz?" para  "temos uma banda do cidadão
desde os 137KHz até 47GHz!"

Imagina qual a percentagem de Radioamadores que  conhece  sequer a lei
de ohm  (V=RI) ?

É triste mas é verdade. Todos sabemos que os exames de Amador em
Portugal são um atentado à inteligência. A maioria dos examinados
"decorou" as respostas e muitos  utilizaram o truque da "moeda ao ar".
Não afirmo isto de animo leve, tenho um amigo que é licenciado em
sociologia, ou seja, nunca viu, ouviu, ou sequer soube o que era
electronica, telecomunicações e muito menos conhece radioamadores (
ainda bem). Por curiosidade, e a meio de algumas cervejas,  pedi-lhe
para responder a quatro   exames da B que eu tinha no QTH, e como era
esperado, ele obteve mais de 60% em três deles, e 83% noutro.

Sei que corro muitos  riscos  em afirmar que a maioria dos
radioamadores são analfabetos, e que apenas por força das circunstâncias
sabem carregar no PTT .
A grande verdade é que  a  maioria sabe  onde fica VU7  (Lakshadweep
Islands) mas não sabe sequer detectar um simples curto-circuito, ou
seja, pelo andar da carruagem desconfio que os proximos exames da ANACOM
vão ser apenas sobre Geografia e vamos ter assim, a médio prazo,
grandes DXers e Contesters em Portugal.

73/51 ( desculpem o 51, mas foi um vicio que ficou dos meus tempos de  CB)

Carlos Neves