ARLA/CLUSTER: utilização de frequencias nos contests

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2007 - 17:21:33 WET

Caro João Costa e Amadeu Costa,

Todos nós saimos fora da Banda em concursos e repare que estamos -  mais
ou menos -  salvaguardados porque no log enviado para o júri  não
aparece a frequencia exacta mas sim genericamente a banda e lembremo-nos
que tudo o que não puder ser provado é legal, ou seja, a velha máxima
que todos somos honestos até que se prove o contrário.

A maioria das estações de topo cometem ilegalidades não só de banda como
de potência mas  qual de nós é que sai em High Power com menos de 2KW?
Quantas estações QRP saiem com 5 Watts no CQWW? Quantas estações enviam
o log em LowPower com mais de 1KW? Quer indicativos?
E que dizer dos 10KW de algumas estações localizadas na America Central?

Em termos de potência nada se pode provar mas na ocupação de Banda
penso que a solução ideal  passaria pela obrigatoriadade do log ser
online e publicado em tempo real. Existem algumas tentativas para a
publicação em tempo real, mas a maioria das ideias só  passou apenas de
intenções, como se bem pode verificar num artigo de 2006 do K3EST  (
http://www.contesting.com/articles/740 ).
Pode-se  já  ver um bom  exemplo dum score em tempo real  em
http://www.getscores.org  que   espantosamente  é financiado pela famosa
estação 6Y1V. Penso que caminhamos para essa realidade!

Com o avanço da tecnologia é possivel aos softwares de log publicarem os
scores em tempo real na internet com a frequencia e tudo o resto. Muitos
OMs  reagiram mal à ideia e acham isso utopia (?)  porque ficam
impedidos de fazer o TPC ( Trabalho Para Casa), ou seja, corrigir os
erros cometidos durante a operação.  Se reparar as estações de topo
tardam em enviar  os logs para o júri. Porquê?  Algumas estações
utilizam inclusivamente softwares "underground" que cruzam informação e
corrigem previamente os eventuais erros antes do envio definitivo do
log. Isso é ilegal? Não! É honesto? Tenho algumas dúvidas!

Deixemo-nos de hipocrisias e  deixem-me fazer-lhes uma pergunta: Quem é
que nos corriqueiros  concursos ibéricos de VHF/UHF é honesto e sai
abaixo dos 30W legais?

Ou seja, sair fora dos segmentos de  Banda é ilegal, mas com potência
acima do estipulado na  portaria é apenas um erro da legislação!

73