ARLA/CLUSTER: QST Novembro 2007- Review TM-V71A e IC-2820H

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Sexta-Feira, 26 de Outubro de 2007 - 19:56:47 WEST

Olá a todos!

Após ter lido atentamente as duas "reviews" cheguei às seguintes conclusões:

- Ao nível do Receptor a unidade Kenwood surpreende pela positiva pois
recebe desde a 118 até 524 MHz e dos 800 aos 1300MHz. A unidade da Icom é
mais modesta, e reparte a recepção por vários segmentos.
Ambos os equipamentos espelham o que de melhor existe na tecnologia ao
serviço das comunicações de Amador. Com "performances" que estão dentro dos
valores considerados normais para equipamentos deste tipo, os números da
"sensibilidade em RX"; o índice I3, a rejeição de FI, etc, estão dentro da
normalidade, não havendo críticas a apontar.

- São também já conhecidos do grande público a "divisão" do equipamento em
"lado esquerdo" e "lado direito" com controlos separados para cada "lado" o
que permite a possibilidade de operar diferentes bandas em simultâneo, por
ex.: V/V; V/U; U/U.

- Geralmente só são "standard" nos Estados Unidos, mas os microfones com
comando remoto e acesso a algumas funções dos menus do equipamento tendem a
fazer a sua quota parte do trabalho simplificando a operação.

- Apreciável o facto de ambos poderem ser programados via PC, o que nos
poupa uma série de viagens pelos menus só para programar os repetidores e as
frequências mais usuais.

- A nível do Emissor, também já não são novidade os 50 Watts em V e UHF, bem
como os excelentes números de pureza espectral e supressão de harmónicas.

Existem duas grandes diferenças entre os dois equipamentos e não se poderão
"encaixar" num mesmo segmento, pois a unidade Kenwood está mais vocacionada
para a rede APRS e a interligação ao sistema "Echolink".
De salientar que este equipamento pode receber dados provenientes de uma
unidade GPS (desde que compativel NMEA 4800bps) e através do TNC integrado
transmitir as "frames".
O sistema "echolink" embora seja uma mais valia nos EUA, em Portugal estará
ainda sujeito à tão ansiada e necessária alteração à lei vigente.

Por outro lado o Icom é definitivamente um equipamento "virado" para a nova
tecnologia de Dados e Voz Digital D-Star, e este tipo de tecnologia permite
que os repetidores D-Star estejam ligados entre si como "nodos" de uma rede,
fazendo quase o mesmo que o sistema "echolink" mas em digital. De salientar
o facto de que para beneficiar deste modo é necessário adquirir o módulo
UT-123 (+/- 200 euros) o que vai inflacionar um equipamento já de si pouco
acessivel. O modo D-Star permite também a transmissão de dados GPS (incluido
no UT-123), mas estes dados não são em formato AX.25 ou APRS sendo
necessária uma aplicação para Windows que descodifica estes dados, e
eventualmente retransmiti-los no formato APRS. Não pensem que este
equipamento não é capaz do mais tradicional "packet", ele fá-lo, mas é
necessário um TNC externo.
Surpreende pela positiva o facto de o painel destacável utilizar imanes para
se segurar ao corpo do equipamento, menos uma chatice com parafusos e peças
de plástico que partem.
Por último e talvez uma das características mais apreciáveis neste
equipamento é o facto de poder receber em "diversity mode", ou seja através
das duas antenas (uma delas só para RX) o equipamento analisa constantemente
os sinais recebidos e escolhe o melhor sinal (mais forte). Mesmo assim esta
caracteristica só é eficaz na presença de sinais relativamente fortes.

Resumindo, são dois equipamentos "recheados" de funções, e que poderão
seduzir os mais entusiastas (e abonados) Amadores.

Cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ