ARLA/CLUSTER: O que é necessário para ser um VHF-DX Man, por PP5XX.

Terça-Feira, 23 de Outubro de 2007 - 16:37:17 WEST

O primeiro passo é definir:

1- O que voce realmente quer ser ?

Um eterno escutador / atracador de repetidoras ou um verdadeiro VHF-
DX man. Infelizmente as duas coisas não convivem por questão de
sintonia de antena / polarização e separação de frequencias.

No caso das repetidoras voce certamente com uma antena de 7 ou 12
elementos na polarização vertical fará muitos contatos, porém
dificilmente passando dos 1.000 Km´s. Um equipamento para FM
supre sua necessidade.

Para ser um verdadeiro VHF-DX Man os requisitos básicos além da
paciencia são os seguintes:

- Antena de pelo menos 12 elementos na polarização horizontal e um
equipamento com boa sensibilidade em SSB / CW.

- Bons cabos, conectores de qualidade (conector Xing Ling nem
pensar).

- Um possivel pré-amplificador na recepção e pelo menos 100W.

 Não esqueça que na grande maioria das vezes voce vai trabalhar o
que chamamos "weak signal" ou sinais fracos e ter a estação ajustada
para o mínimo de perda é fundamental.

Um verdadeiro VHF-DX man não faz contatos todo dia e a paciencia é
um dos requisitos principais.

As vezes passamos meses ou até anos sem escutar um único sinal na
banda mas quando abre compensa a espera.

Hoje os VHF-DX man tem vários modos de operação. Defração por
Meteóros, TEP, Es, Tropo, EME só pra citar algumas das situações
possiveis.

Muitas vezes uma simples antena na polarização horizontal e 100w faz
com que voce faça qso´s através da Lua com outros continentes.

Portanto desejo ao amigo boa sorte na escolha do que fazer no VHF.

73s Peter PP5XX / PY5CC / PYØFM / PT9ZZ
Grid Locator: GG53qw - Itapoá, SC.
100w + 16 Elementos Horizontal em 144MHz
PV5A Team
Araucária DX Group - ZW5B Team
Visite o Site do radioamador em: http://www.radioamador.com
MSN:  pp5xx  ...