ARLA/CLUSTER: antenna tuner manual

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2007 - 14:31:44 WEST

Miguel permita-me acrescentar, ao excelente artigo do Mourato, alguns
factos que muitos radioamadores  esquecem ou ignoram

Primeiro - Fazer de  tudo para evitar o uso de Tuners.  É melhor perder
horas a sintonizar uma antena do que escolher a solução mais fácil: -
meter um tuner!

Segundo - Não se esqueça - nunca- que os tuners "adaptam" a impedância
do conjunto cabo+antena, i.e. muitas vezes obrigam a potência a ser
queimada, no melhor dos casos, nos próprios cabos coaxiais, e pouca
coisa é irradiada do conjunto.  O mais grave é que concluimos  muitas
vezes que a antena não presta, ou seja, julgamos que temos um sistema
irradiante de 50 ohms mas temos um sistema "queimante". Além disso na
recepção um tuner é um circuito sintonizante e/ou oscilante, isto é,
muitas vezes é o causador  de muito ruído dentro do próprio shack.

Terceiro - A acontecer, sem dúvida que o melhor local para colocar
qualquer tuner é na própria antena, isto é, depois do cabo.  Claro que
para isso é preciso muito mais electrónica de controlo remoto que
ultrapassa um simples tuner manual.

Para 100 watts aparecem  usados  no ebay uns automáticos da ICOM , como
o AH-4, (http://rffun.com/catalog/hamtune/3702.html)  com preços abaixo
dos 100 euros, que são muito mais recomendáveis do que qualquer tuner
manual dentro do shack.

73

Carlos Neves