ARLA/CLUSTER: antenna tuner manual

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2007 - 00:29:13 WEST

Colega Miguel
A sua pergunta é um tanto vaga. No entanto permita-me que lhe dê alguns
conselhos acerca do sintonizador de antenas. o sintonizador, é basicamente
sempre do mesmo tipo. Pode ser em "T", em "L", em PI, ou a combinação destas
formas. A gama de impedancia que pode ajustar depende apenas dos valores dos
componentes. O meu conselho é que antes de olhar para a gama de ajuste, olhe
para a qualidade dos componentes e pra a construção do mesmo. Não se esqueça
de reparar bem nas peças isoladoras, que devem ser ceramica ou teflon. Outro
pormenor é o comutador se  tiver!. este deve ser de ceramica e de boas
dimensões, e com contactos grandes. Os condensadores variáveis devem ter
espaçamento largo entre placas. Não acredite em sintonizadores com
condensadores tipo recepção. Se tiver bobines, rotativas, as chamadas
indutor roller, verifique se o rolete está bem encostado e se se desloca
bem. O nucleo destas bobines deve ser em material antideflagrante, tipo
ceramica,. teflon, ou fibra de vidro. O sintonizador deve ser espaçoso e
deve-se evitar sintonizadores compactos, porque a tensão em determinados
pontos do circuito pode atingir milhares de volts, mesmo com apenas
100watts. Para terminar quero lembrar que o sintonizador não faz milagres.
Se a antena tiver uma resistencia de radiação muito baixa, ela radia muito
pouco. Embora o sintonizador de antena possa "enganar" o transceptor,
fazendo-o "ver" uma antena sem estacionarias, e deste modo evitar que a
protecção lhe corte a potencia, o rendimento da antena nunca é alterado pelo
sintonizador, pois a eficiencia duma antena, depende entre outras coisas da
resistencia de radiação, e essa o sintonizador não altera.

73 de CT4RK

Em 17/10/07, Onda Livre <correio  ondalivre.com> escreveu:

>  Boa Noite,
>
> Alguém sabe dizer-me qual é o melhor antena tuner manual ?
>
> Cumprimentos.
>
> Miguel

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).