RE: ARLA/CLUSTER: Rádio Direction Finder

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Terça-Feira, 16 de Outubro de 2007 - 00:02:53 WEST

Roger Mourato, 73s!

É isso mesmo, de qualquer modo já me tem servido de radio goniómetro pois as características das bobines de excelentíssima construção permitem "descobrir" com grande exactidão de onde vem a emissão ou o ruído.
Já contei isto várias vezes a colegas: em tempos andei ás voltas que nem um doido com um matraquilhar danado nalgumas frequências de HF, até que um dia me lembrei desta velha máquina e fui buscá-la à arrecadação, limpei-lhe o pó verifiquei se estava a funcionar correctamente, calibrei-a e toca de andar aqui ás voltas com as bobines. Ensaiei num ponto da casa, ensaiei noutro ponto e mais noutro e comecei a achar estranho porque a direcção da bobine variava significativamente de dependencia para dependencia da casa.
 Bem, pensei isto deve estar aqui perto... e depois de alguma luta... estava mesmo, refiz e verifiquei a triangulação,  afinal o ruído estava mesmo cá em casa. Era o danado do sistema de multiplexagem do display do relógio do video, um velhinho National que emitia aquele matraquilhar em HF e que me impedia de ouvir os QSOs. Vai daí o vídeo foi para a arrecadação e o Ferris Bonton foi merecidamente promovido e passou a ocupar lugar de honra na prateleira do schack! E esta hem!!!

73s!
Sílvio
CT1BPT
________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de Carlos Mourato
Enviada: seg 15-10-2007 23:42
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Rádio Direction Finder

Olá Silvio
Mas que belo objecto tens aí!!!...Isso é uma maravilha dos bons velhos tempos. No entanto isso parece-me não um goniometro, mas sim um receptor de medidas. Um rx para medir o ruido e a intensidade de campo (noise and fieldstrengh meter).
Toda a maneira, e seja o que seja, é um belo exemplar, e bem estimadinho!

73 de CT4RK