Re: ARLA/CLUSTER: Band Plan Iaru Região 1versus Band plan Portuguese

José Luis Proença (CT2GZB) ct2gzb netcabo.pt
Quarta-Feira, 10 de Outubro de 2007 - 06:19:20 WEST

Boas.

Um dia ia a passar na Rua das Portas de Santo Antão (rua do Coliseu dos recreios em Lisboa) e reparo numa montra cheia de rádios de todos os tipos. "Musiqueiros" de OC, PMR´s, CB´s, banda marítima e... dos 2 metros. Este último com grande destaque com papel fluorescente e tudo.

Fiquei curioso. Entrei e perguntei ao senhor da loja:

-Boa tarde. Quanto custa aquele rádio para os dois metros que está ali na montra?

-Trezentos e tal euros. (como já foi a algum tempo não me recordo o valor exacto)

-Então o senhor vendia-mo e não perguntava se eu tinha licença. Aquele rádio é para serviço de amador.

-Pois...qrrr qrrr...eh...claro que perguntava. O senhor ficou visivelmente atrapalhado com a pergunta mas depressa se recompôs e retorquiu:

-Quem é o senhor?

-Sou radioamador fique descansado que não sou nenhum fiscal mas acho que esses equipamentos, só deviam ser vendidos, mediante apresentação da licença de radioamador não acha?

-Claro, claro eu sei.

-Ok, boa tarde e obrigado.

-Boa tarde.

Colega António Matias essas pessoas que operam indevidamente no nosso VHF sabem lá o que é isto de radioamadores e não têm que saber. Os indivíduos que os vendem é que deviam saber. Se sabem e os vendem tinham que ser penalizados, tão simples quanto isso.

Chega um empreiteiro ou um organizador de eventos à loja e diz que quer "uns rádios".
-Oh caro amigo tenho aqui estes (o dos dois metros) que tem um alcance fabuloso prá aí de dez kilometros a brincar.
As pessoas não percebem nada do assunto e...
-Eh lá, é mesmo disso que ando à procura.
Toca a vender uns "radiozitos".

Sempre é melhor vender um equipamento que custa trezentos e tal euros que um PMR que custa só cinquenta.

73 de CT2GZB - José Luis.