ARLA/CLUSTER: Um" Repetidor" D-STAR é um Repetidor...?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007 - 11:59:32 WEST


Prezados Colegas,

O NFCC - National Frequency Coordinators' Council dos Estados Unidos acaba de solicitar á FCC - Federal Communications Commission que defina em termos legais que as estações repetidoras digitais são equivalentes ás estações repetidoras analógicas, tendo estas que estar situadas nas mesmas faixas de frequências e obedecendo ás mesmas restrições impostas aos segundos.

Os problemas existem, desde algum tempo, na convivência atribulada entre repetidores analógicos e digitais principalmente em área saturadas na Banda dos 2m.

Não estando disponíveis, frequências vagas nos respectivos segmentos atribuídos ás estações repetidoras, os promotores do sistema D-Star nos EUA estão a coloca-los nos segmentos reservados a outros modos, aproveitado assim uma indefinição legal. O cerne da questão, está no tempo que medeia entre a recepção do sinal numa frequência e a sua retransmissão noutra frequência e se é ou não considerada simultânea.

Segundo a proposta do NFCC - National Frequency Coordinators' Council devem ser considerada Estação Repetidora qualquer dispositivo que retransmita sinais de áudio em tempo real ou próximo do tempo real recebidos e transmitidos em frequências diferentes e assim deveram ser enquadrados nos segmentos e caracteristicas exigidas, abandonando a antiga definição de considerar somente repetidores, todos os dispositivos que retransmitam simultaneamente os sinais de áudio em frequências diferentes na mesma banda.

Para mais informações consultar o Amateur Rádio Newsline Report #1572 em: http://www.arnewsline.org

João Costa
CT1FBF








Mais informações acerca da lista CLUSTER