ARLA/CLUSTER: Re: Proposta INFORMAL da ANACOM em 2005. - AiAi!!!

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 2 de Outubro de 2007 - 19:46:35 WEST


Prezado Jorge Santos (CT2JIB) e Carlos Morato(CT4RK),

RELEMBRO que esta proposta INFORMAL têm mais de 2 anos e no meu humilde ponto de vista já ESTAVA desenquadrada internacionalmente quando foi "apresentada".

Sou desde a primeira hora um convicto opositor da existência da classe 3 e da sua formulação. Alias, para todos os efeitos teríamos vigentes na opinião da ANACOM; 3 Categorias, A, B, C (antigas) e 3 (novas) Classes abrangidas pelo Novo Regulamento. Não conheço, sinceramente, nenhum país do Mundo onde tal possa acontecer, pois para a ANACOM isto é um ponto sem discussão: "Não haverão passagens administrativas para as novas classes ". Não compreendo, com a eliminação do Morse, o que resta na categoria B para ser integrada na A. Alias, a existência da Categoria B com Morse é algo para mim totalmente incompreensível á 12 anos.

No meu ponto de vista, como já o afirmei repetidas vezes não é credível e desejável a existência de mais que 2 Classes em Portugal e mesmo assim um radioamador que realizasse um só exame em Espanha e aprovado, seria obrigatoriamente, como o é actualmente, integrado na Classe 1 em Portugal. Obviamente que os actuais categorias A e B terão de ser integrado na Classe 1 podendo ser os categoria C integrados na Classe 2.

O "desenquadrando legislativo" para não chamar outra coisa, vai ao ponto de que os colegas com a actual categoria A e B com ou sem Morse (CT1; CT2) só teriam acesso aos novos indicativos se fizessem exame. Pergunta-se exame para quê e com que matérias...? Aquelas em que já foram aprovados.

Tudo o resto são e como diz o Carlos "... "bacorada" a seguir a "bacorada"... cada vez tá pior!...Dá vontade de rir esta palhaçada!...É mesmo à portuguesa! "

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Jorge Santos
Sent: terça-feira, 2 de Outubro de 2007 18:39
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: ARLA/CLUSTER: Re: Proposta INFORMAL da ANACOM em 2005. - AiAi!!!

Boa tarde a todos os colegas da lista.


Algo aqui me está a parecer torto!!


«...- A classe 3 é passada após aprovação em exame e é válida por 4 anos.
Estes radioamadores não poderão ter estação própria para emitirem, mas podem fazê-lo em estações licenciadas, desde que acompanhados pelos respectivos proprietários. Podem, também fazer escuta em estação própria, não sendo exigido qualquer licenciamento especial....»


Então esta classe 3 é para encher saco, porque se não pode ter estação própria e se não pode operar uma estação devidamente licenciada (que neste caso só sendo superior) então pela primeira vez na história a Anacom está a licenciar SWL's, gostei..., a não ser que essa do Decreto Lei 5/95 no seu artigo 16º na alínea 3 onde se pode ler:

«...3- O titular de uma licença de estação de amador não pode permitir a utilização da sua estação por indivíduos cuja categoria de amador seja inferior à sua....»

vá para o lixo.

Enfim Portugal no seu melhor.


73's de Jorge Santos - CT2JIB








Mais informações acerca da lista CLUSTER