Re: ARLA/CLUSTER: Proposta de regulamentação para indicativos...

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2007 - 17:42:22 WEST

Ora bem...
O Colega António Matias que me desculpe mas:

*"quando o CT7RK vai a lisboa não passa a ser CT7RK/6 mas sim CT7RK/M ou /P
ou /MM
 apenas quando vai á madeira ou aos Açores é CT7RK/CT8 ou /CT9 pois  assim
está a  mostrar encontrar-se numa outra entidade DXCC."*

Aquilo que eu quis dizer não foi quando o CT7RK se desloca a Lisboa, mas sim
quando opera em Lisboa na sua estação fixa, pois nada impede um Amador de
ter duas residências, uma aqui e outra acolá!
Também me permita mas não é verdadeiro pelo que acima expus, nem nada me diz
que o CT7RK vai operar uma estação móvel ou portátil.

Aqui ainda surge mais um factor para a equação:

Estações Fixas, Móveis e portáteis.

O que se entende por estação móvel? e Portátil?
Acho até que este assunto já foi discutido aqui no Cluster, e salvo o erro
pelo Carlos Mourato, se não foi ele, então ao colega que colocou a questão
apresento as minhas desculpas.

Ora bem poder-se-à chamar estação portátil a um equipamento QRP com uma
potência máxima de por ex. 5W, ligado a uma antena ou sistema de antenas com
20dB de ganho?
Ou uma estação móvel com 100W e 1/4 de onda a servir de antena?
Então e uma estação fixa a operar 20mW num dipolo?

Como se identificariam estas estações? CT7RK/3/M CT1/CT7RK/1/M?
Imaginem a confusão que seria.

os QTH's adicionais deviam acabar, pois  na lei actual CT1FFU/1 ou /2 não
tem cabimento.
*imaginem que, eu de facto respeito a lei, e faço uma chamada geral de DX
com o indicativo assim.....
a confusão que iria ser no cluster.*

Mais ainda a própria ANACOM, salvo o erro durante o ano passado deixou de
exigir o licenciamento de "estações adicionais" ás quais estava atríbuido o
sufixo /1.
O "DX cluster" é uma ferramenta para ajudar os Amadores e não o contrário...

Esclarecendo ainda a questão do assimetrismo na distribuição geográfica dos
Amadores, é apenas para que se conclua que há determinadas regiões um número
 muito reduzido de Amadores, remeto-vo novamente para a apresentação feita
pelo Colega Proença.
Isto até poderá ser um "bónus" para os caçadores de DX.

Cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ