Re: ARLA/CLUSTER: Proposta de regulamentação para indicativos...

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2007 - 17:25:45 WEST

Caros colegas
Ainda em relação ao assunto em discussão, tenho visto bastantes opiniões,
mas parece-me que muitos colegas estão talvez mal informados da utilidade do
indicativo.
O indicativo, não é apenas um conjunto de letras e numeros, que serve para
colocar na lapela, durante as feiras de rádio, ou para fazer uma linda placa
dourada e colocar em cima dos rádios!...O indicativo é o "bilhete de
identidade da estação" e deve por tal conter o máximo de informação possivel
sobre a mesma. Actualmente é a confusão generalizada, e isso é que tem que
mudar!...Vejamos os seguintes exemplos O indicativo, composto pelo prefixo,
número e sufixo, devia antes de tudo identificar, a classe de operador
através do prefixo, a localização através do número, e a estação através do
sufixo. Assim, CT7RK por exemplo, indicava que era uma estação classe "A",
(CT), instalada no Alentejo, (numero 7), propriedade e licenciada para o
Carlos Mourato  (RK). Assim é que era uma coisa feita com sentido.
Actualmente vejam a barafunda tremenda que existe:
RK tanto pode ser o Carlos Mourato de Sines (CT4RK) como o colega Torcato
Coelho do Porto (CT1RK). Não existe CT2RK nem CT5RK, mas existe CT1RK e
CT4RK!!!... Acham isso interessante e solução? Por outro lado tambem não
existe CT4XXX! porque?
Existem CT5XX??? Não!...Porque?...O que vos diz, CT4RK, CT1RK, CT5XXX ou
CT2XXXou CT1XXX???...Nada!!!...Rigorosamente nada! Os indicativos tem sido
atribuidos anarquicamente sem qualquer critério apenas tendo em conta a
classe de operador e a sequencia, construindo deste modo um novelo muito
dificil de desatar sem medidas de fundo, que poderão não agradar a todos.
Enfim!  Uma baralhada autentica!.
Ao atribuir um indicativo, como podem ver na minha proposta, tudo seria
levado em conta, e o indicativo era algo de util e informativo e não apenas
"uma coisa qualquer" atribuida pela ANACOM. Mesmo para um operador que
entrasse pela classe "C", (vou chamar classe "C"), seria atribuido um
indicativo a começar por AA e automáticamente ficariam reservados os
indicativos de classes superior, para quando o colega subisse de classe. Por
exemplo se entrasse como CQ4RK, automáticamente os indicativos CR4RK e CT4RK
ficariam cativos, para o caso de esse colega subir de classe. Assim, com
estas medidas que talvez sejam demasiado radicais para alguns, teriamos um
critério de atribuição de indicativos, com vista a um futuro de anos, e por
outro lado, o indicativo era algo que continha informação sobre a estação e
o seu operador.
 E para terminar, quero dizer que é apenas mais uma sugestão e nada mais que
isso.
73 de CT4RK