ARLA/CLUSTER: Soberba tirada do mais "refinado" humor dos Monty Phyton (Policia do Porto sem radiocomunicações)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2007 - 14:20:03 WET


Faltou mesmo ACRESCENTAR esta soberba tirada do mais "refinado" humor dos Monty Phyton:

"Como o novo sistema é italiano, a PSP está à espera da vinda de um técnico de informática de Itália para reparar a avaria.

Pedro Sales Dias
(Presumo Jornalista do Correio da Manhã)

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of João Gonçalves Costa
Sent: sexta-feira, 16 de Novembro de 2007 14:13
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Policia do Porto sem radiocomunicações

Mais uma vez, nestes dois casos, a "culpa" deve ser desse "Bando de Malfeitores" que tentam escutar as comunicações confidenciais das forças de segurança nacionais.

Estas histórias davam uns excelentes "sketches" para os Gatos Fedorentos, não acham....?

Salvesse o ANPC, que depois de algumas reuniões com os "Bandos de Malfeitores" e algumas missivas de reconhecidos Amadores de Rádio, acabou por achar que é preciso manter algum sistema alternativo, de emergencia, que pudesse substituir o mais moderno e sofisticado SIRESP.

Verdadeiramente, Portugal no seu Melhor, se não veja-se:

"Desde sábado, quando foi detectada a avaria geral, que uma equipa de técnicos de informática está a tentar resolver a situação, mas até agora [ontem] nada", disse ao CM a mesma fonte."

Neste momento, a maioria dos agentes das várias esquadras do Porto não saem em patrulha. Quase todos se mantêm nos postos policiais à espera de qualquer chamada telefónica, para depois se deslocarem ao local da ocorrência e regressarem de imediato à esquadra. Os efectivos pretendem desta forma evitar que algum colega fique isolado em serviço.

"Assim estão salvaguardados e sabemos onde estão os nossos colegas caso ocorra algum problema. A situação é grave, sentimo-nos abandonados na rua, e até os cidadãos notam. Não conseguimos pedir apoio nem chamar uma ambulância se necessário", referiu outra fonte, sublinhando que as comunicações da PSP do Porto têm dependido dos telemóveis pessoais de cada um dos elementos, com o custo a cargo dos mesmos.

Quando possível, as ligações são feitas através da central 112, mas "tal pode congestionar a linha de emergência e não foi para isso que esse número foi criado", explicou outro agente policial.

Refira-se ainda que apenas por raras vezes os agentes conseguem comunicar através de uma linha rádio alternativa - uma banda antiga de comunicação -, de muito pouca ou mesmo nenhuma qualidade.

O Comando da PSP do Porto é o único que em todo o território português utiliza o sistema rádio TETRA, tido pelos especialistas como um dos mais avançados nas comunicações das forças de segurança.

POLÍCIA ESPERA TÉCNICO ITALIANO
(Vide Noticia do Correio da Manhã)

João Costa
CT1FBF
________________________________





Mais informações acerca da lista CLUSTER