RE: ARLA/CLUSTER: Policia do Porto sem radiocomunicações

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2007 - 14:13:27 WET


Mais uma vez, nestes dois casos, a "culpa" deve ser desse "Bando de Malfeitores" que tentam escutar as comunicações confidenciais das forças de segurança nacionais.

Estas histórias davam uns excelentes "sketches" para os Gatos Fedorentos, não acham....?

Salvesse o ANPC, que depois de algumas reuniões com os "Bandos de Malfeitores" e algumas missivas de reconhecidos Amadores de Rádio, acabou por achar que é preciso manter algum sistema alternativo, de emergencia, que pudesse substituir o mais moderno e sofisticado SIRESP.

Verdadeiramente, Portugal no seu Melhor, se não veja-se:

"Desde sábado, quando foi detectada a avaria geral, que uma equipa de técnicos de informática está a tentar resolver a situação, mas até agora [ontem] nada", disse ao CM a mesma fonte."

Neste momento, a maioria dos agentes das várias esquadras do Porto não saem em patrulha. Quase todos se mantêm nos postos policiais à espera de qualquer chamada telefónica, para depois se deslocarem ao local da ocorrência e regressarem de imediato à esquadra. Os efectivos pretendem desta forma evitar que algum colega fique isolado em serviço.

"Assim estão salvaguardados e sabemos onde estão os nossos colegas caso ocorra algum problema. A situação é grave, sentimo-nos abandonados na rua, e até os cidadãos notam. Não conseguimos pedir apoio nem chamar uma ambulância se necessário", referiu outra fonte, sublinhando que as comunicações da PSP do Porto têm dependido dos telemóveis pessoais de cada um dos elementos, com o custo a cargo dos mesmos.

Quando possível, as ligações são feitas através da central 112, mas "tal pode congestionar a linha de emergência e não foi para isso que esse número foi criado", explicou outro agente policial.

Refira-se ainda que apenas por raras vezes os agentes conseguem comunicar através de uma linha rádio alternativa - uma banda antiga de comunicação -, de muito pouca ou mesmo nenhuma qualidade.

O Comando da PSP do Porto é o único que em todo o território português utiliza o sistema rádio TETRA, tido pelos especialistas como um dos mais avançados nas comunicações das forças de segurança.

POLÍCIA ESPERA TÉCNICO ITALIANO
(Vide Noticia do Correio da Manhã)

João Costa
CT1FBF
________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Jose guerreiro
Sent: sexta-feira, 16 de Novembro de 2007 13:27
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Policia do Porto sem radiocomunicações


Ola Mourato 73,s

Aqui no Algarve de igual forma depois dos futebol,s  tão bem o tetra ficou ao abandono
so estão a trabalhar os que estão mesmo implantados nos corteis da gnr, o que estava na
serra foram desligados por falta de pagamento do aluguer das instalações por parte do estado.
aqui a gnr so se vem servindo do tetra porque ainda nao teve avarias.

assim vai o nosso portugal.

cumpr,s
jose carlos


Em 16/11/07, Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com> escreveu:


        Segundo as noticias de hoje, faz já alguns dias que a PSP do Porto está privada de radiocomunicações devido a um problema de software. Ao que sei, esta policia está a utilizar o sistema TETRA e desta forma mantem a confidencialidade das comunicações. Posto isto, tiveram de recorrer aos "velhinhos FMs" para ssegurarem algum serviço, mas ao que parece, por motivos que ja sabiamos que iam acontecer, o sistema analógico de FM foi votado ao abandono e se calhar a té ja mandaram boa parte dos equipamentos para o sucateiro, pois o que está a dar é o "digital". Certamente por baterias de NICAD descarregadas e estragadas, repetidores em off ou mesmo mandados para o sucateiro, vem agora queixarem-se que o sistema antigo é muito dificiente!. pena é não terem pensado nisso quando da aquisição do TETRA, que como sabemos é imprescendivel, pois é praticamente a norma na Europa. No entanto deviam manter algum sistema alternativo, de emergencia, que pudesse substituir o mais moderno no caso de falha como se veio a verificar agora. Mas como nós portugueses, ficamos "encandeados" com a palavra digital, e gostamos de andar sempre em cima da onda, mesmo que não tenhamos meios para tal, até nos damos ao luxo de destruir tudo o que ainda funciona, mas ja não está na moda, e daí, vai de deitar abaixo os sistemas que durante dezenas de anos provaram a sua utilidade.
        O que mais me espantou no meio de isto tudo, e passo a citar o Correio da Manhã, é que estavam à espera de um técnico italiano para resolver a avaria!!!...O que é isto afinal????...Temos as comunicações confidenciais da policia na mão de "UM ITALIANO"?...Não houve formação profissional aos tecnicos de radio portugueses de forma a garantirem o funcionamento do sistema????..Agora é um problema de software!!!... Lá vem a velha e gasta desculpa de sempre...É um problema no computador!!!...Com fornadas de engenheiros informáticos a sairem da faculdade, e até sei que temos grandes "craneos" nessa area, será que não existe ninguem competente em software que receba formação, de modo a manter o TETRA em funcionamento???..Ao que parece não !!!..é preciso vir um italiano!!!...Estes senhores governantes gozam mesmo com o contribuinte!!!!...Deve haver aqui grandes "golpadas" como ja é habitual nestas "negociatas"
        --
        Best 73 from:
        regards from:
        CT4RK
        Carlos Mourato
        Sines

        Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente

        -----------------------------------------------------------
        Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.
        Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade.
        Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio
        de mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório
        A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).
        _______________________________________________
        CLUSTER mailing list
        CLUSTER  radio-amador.net
        http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster






--


Antes de imprimir este e-mail pense bem se é mesmo necessário. Poupe electricidade, toner e papel.

Obrigado.




Mais informações acerca da lista CLUSTER