Re: ARLA/CLUSTER: PLT ou BPL - Implicaria a destruição total do espectro de Rádio tal qual o conhecemos, alerta a NATO.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2007 - 18:27:47 WET

Olá Costa!
Se procurares, algures no cluster eu coloquei o link para esse estudo da
NATO sobre o PLC ha algum tempo atrás, quando o estudo foi publicado..
Informo tambem que esse mesmo link seguiu para a ANACOM,  para  o Ministério
da Defesa Nacional.e a para varios grupos que sou associado. Por parte da
ANACOM, recebi um agradecimento pela informação, e que iriam ler o estudo.
Felizmente a ANACOM tem-se mostrado sensivel ao problema de interferencias e
intransigente, quanto às condições a que devia obdecer o funcionamento de
tal sistema, e talvez por isso o PLC em Portugal é um caso para esquecer, e
que nunca provou ser alternativa válida a quer que fosse.
 No entanto , sei que o ministério teria recebido directamente da NATO esse
estudo. Se tomou conhecimento do mesmo ou se se limitou a assinalar a
recepção e colocar o carimbo "para arquivo" é outra história. Talvez o
colega Mariano CT1XI possa dizer algo sobre este assunto, e como é que ele é
encarado la por aquelas bandas.

Em 13/11/07, João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt> escreveu:

> Um grupo de peritos em rádio e telecomunicações lidera um extenso
> relatório técnico e científico, divulgado pela NATO (OTAN - Organização do
> Tratado do Atlântico Norte) sobre a transmissão de dados em linhas de
> energia, o PLT ou BPL.
>
> O grupo de peritos da NATO alerta para as consequências da contaminação
> radioeléctrica de todos os espectros de frequências atribuídos às
> radiocomunicações, sejam comunicações militares, de emergência ou
> radiodifusão.
>
> A NATO levanta a gravidade da questão, para a transmissão em banda larga
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).