RE: ARLA/CLUSTER: Re: Instalação de antenas em imóveis

Quinta-Feira, 8 de Novembro de 2007 - 18:49:57 WET

Eu nesse aspecto tenho uma Longa e muito difícil história que durou cerca de 6 anos e me custou mais de 250 contos com recurso a um advogado e processo em tribunal, para poder valer um direito que sempre entendi que me assistia.

Quando penso nisso, fico doente. Existem vários colegas na Lista que infelizmente a conhecem.

Devo ser em Portugal,actualmente, um dos radioamadores com mais antenas instaladas por metro quadro de varanda disponível, acreditem.

Hoje tenho uma autorização da administração do condomínio, mas sem a criação de um acesso comum á cobertura do edifício não a poderei exercer e provavelmente, pensado melhor, nunca a exercerei.

João Costa
CT1FBF

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: quinta-feira, 8 de Novembro de 2007 18:17
To: nobre.santos  netvisao.pt; Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: Instalação de antenas em imóveis

Decreto-Lei n.º 151-A/2000  ao que devemos ter em atenção o seguinte:
 " Por último, o presente diploma constitui o regime geral das radiocomunicações, o que não prejudica a aplicabilidade de medidas legislativas ou regulamentares específicas, como sejam as relativas ao Serviço de Amador, Serviço Rádio Pessoal - Banda do Cidadão e serviço de radiodifusão sonora."

Assim: O colega tem exactamente o mesmo direito do que qualquer outro condómino em colocar antenas nas partes comuns, Isto é:
Não podem ser colocadas antenas sem o consentimento dos condóminos, na cobertura do edificio, sejam de amador ou de radiodifusão, e tambem nas paredes, pois as paredes do edificio, como a cobertura são partes comuns do predio. Isso de colocar uma parabólica da TV cabo na parede tambem necessita de aprovação de todos os condóminos. O facto de ser aprovado por todos ou não, depende dos regulamentos internos do comdominio e não da lei geral, assim, decisões importantes podem ser tomadas por dois terços dos condóminos. As actas tem de ser assinadas por todos os condóminos para serem válidas.
Ler tambem:
Decreto-Lei n.º 249/97 de 23-Set-97 - Regime Jurídico de Instalações Radioeléctricas

E ainda dec lei nº 59/2000
Para informações mais detalhadas consulte:

http://www.gestaodocondominio.net/sections.php?op=listarticles&secid=2

73 de CT4RK