ARLA/CLUSTER: 8 de Novembro Dia Mundial da Usabilidade.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 8 de Novembro de 2007 - 16:39:20 WET


E perguntam vocês, mas que raio de coisa é esta..?

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas vulgares podem empregar uma ferramenta ou objecto a fim de realizar uma tarefa específica e importante.

Na Interação Humano-maquina e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente refere-se à simplicidade e facilidade com que um "interface", um programa de computador ou um website pode ser utilizado. O Termo também é utilizado em contexto de produtos como aparelhos electrónicos, em áreas da comunicação e produtos de transferência de conhecimento, como manuais, documentos e ajudas on-line. Também pode se referir a eficiência do design de objectos como uma maçaneta ou um martelo.

Quer isto dizer, que cada um de nós é capaz provavelmente de enumerar, uma dezena de equipamentos de rádio que só na mente rebuscada do projectista e desenhador são fáceis de usar.

Existe equipamentos que somente com o manual lá vamos e mesmo assim, nem sempre. Porque será que existem equipamentos que ficamos com a impressão que é preciso quase tirar um Curso Superior para se poderem usar...?

Neste aspecto, relembro a luta que eu e o CT4RK tivemos ao principio para descobrir como é que o IC-706 MKIIG transmitia em FM Narrow, só a conseguimos atingir depois de dois mails trocados directamente com a Icom. Alias, em todos os prospectos é salientado que o rádio faz FM-N, agora desafios a encontrarem no Manual do utilizador o como realizar essa tarefa de uma forma compreensível e imediata..?

A partir de hoje têm um site geral para reclamar em:
http://dificildeusar.usabilidade.org/

Notas: Quando não conseguimos acertar o despertador ou ajustar o volume do auto-rádio no carro não nos podemos culpabilizar. A verdade é que estes produtos foram mal desenhados e têm falhas de Usabilidade.

(Bibliografia: Entrevista no Radio Clube Português sobre o tema)




Mais informações acerca da lista CLUSTER