ARLA/CLUSTER: Dipolo???

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Segunda-Feira, 5 de Novembro de 2007 - 09:25:13 WET

Bom dia Gomes e colegas da lista da ARLA,

O Z=0 é o plano de terra em XY. O software não o deixa desenhar nada
porque considera que qualquer fio com z=0 está "Grounded". O truque é
elevar a antena e desenhar os radiais  acima do z=0. Por exemplo, para
construir  uma ground-plane para os 40m ,  desenha uma linha vertical
desde a "cota" 1m até aos 11m, portanto fica com um elemento de10m na
vertical,  depois nos planos XY desenha os 4 radiais a 1m do "solo". Os
radiais tem de ser desenhados dois a dois nos diferentes planos XY
mantendo sempre o Z  a  "1 metro". Outro modo de acertar as cotas dos
radiais é alterar numericamente o valor de Z  na tabulação "GEOMETRY".

Repare que o importante no desenho da antena vertical é a eficiencia e o
angulo de radição. Para isso é importante manter o JX (reactância) o
mais proximo de zero porque, só aí, é que a antena é ressonante. Assim
se o JX estiver negativo significa que a antena está capacitiva, i.e.,
curta e deve alonga-la e vice versa se estiver indutiva. O MMANA permite
também colocar cargas indutivas ou capacitivas na antena,. Por exemplo,
se quizer colocar uma bobine no inicio do fio nº3  vai à tabulação
GEOMETRY  e no PULSE digita W3B ( que significa Wire 3 Begin) define o
tipo de carga L  e depois digita o valor da indutância em uH. O MMANA
tem  também uma tool que permite desenhar o COIL (bobine) com o diametro
do fio, diametro da bobine e etc...

 Não se preocupe com o SWR( porque por default está calculado para
50ohms)  mas  não deixe a Resistência de radiação (R) baixar muito ( <20
ohms).
Outro truque para manter as coisas coerentes é não dar liberdade total
ao software para a "OPTMIZATION", obrigando-o  a redimensionar apenas um
"fio" de cada vez.

O software funciona muito bem nas frequências altas mas não tenha muitas
esperanças no que se refere às lowbands (80 e 160m), eu já deitei muito
fio no lixo devido a algumas experências que resultaram mal, embora no
MMANA os resultados fossem estupendos.

Digamos que  a dor de cabeça das lowbands é a "terra" e, até hoje, ainda
não consegui  obter resultados satisfatórios.

Boas experiências!

73
Carlos Neves
CT3FQ