ARLA/CLUSTER: utilização de frequencias nos contests

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Sexta-Feira, 2 de Novembro de 2007 - 12:38:42 WET

Boa tarde Miguel e restantes colegas da Lista da ARLA,

Sinceramente não sei onde li sobre o limite de potência  acima dos
30MHz. Mas sei que li algures, e  sei que já fui  advertido pela ANACOM
por possuir um amplificador de VHF de 1KW.

Voltando ao assunto dos concursos.

Este tópico dos concursos e batota  tem pano para mangas, e depende do
genio inventivo de quem interpreta os  regulamentos dos concursos:

a) O cumulo da batota  chega ao ponto de se ver estações na modalidade
QRP (5W) a fazer chamadas em High Power (>1KW) para "afastar as moscas"
e depois baixam a potência e  fazem o contanto em QRP, i.e. nada de
ilegal, segundo o regulamento, mas não é moralmente duvidoso?

b) E que dizer da interpretação do último regulamento de 2006 do
concurso de HF da IARU onde, explicitamente,  se refere:

(...)
4.2.2. Only one transmitted signal is allowed at any given time.

4.2.2.1. You are not allowed a second radio that works only multipliers.

(...)

Para mim está explicito que não se pode utilizar um segundo radio para
fazer "multiplicadores". Claro que os   "cheaters" dizem que a palavra
"only" no ponto 4.2.2.1  permite utilizar um 2º radio, desde que não
seja só para  multiplicadores. E já agora se for um terceiro? O
regulamento não diz nada sobre isso, e se não diz, é legal!

A rápida conclusão que se chega é que a interpretação dos  regulamentos
depende  de cada qual, e no último HF IARU foi escutá-los aos milhares
com várias estações multiplicadoras a operar. Não me digam que, com a
análise informática dos logs electrónicos, ao minuto, e até ao segundo,
não se suspeita logo que se está a utilizar uma estação multiplicadora
diferente. Claro que aqui existe da parte dos juris  um "laissez faire,
laissez passez"  proque não querem problemas  e porque isso penaliza o
bom nome da própria entidade que  promove o concurso.

A nova lógica que corre no meio dos contesters é: -  se os outros fazem
batota porque é que não fazemos? O que nos impede? A consciencia?

73
Carlos Neves
CT3FQ