RE: ARLA/CLUSTER: utilização de frequencias nos contests

GOMES, FRANCISCO frangomes repsolypf.com
Sexta-Feira, 2 de Novembro de 2007 - 10:15:09 WET

Forte abraço Miguel sebes bem que sempre gostei de ler os teus textos, parece que nasceste para isso, escrever.
Tens o teu dom. Eu por exemplo espero não dar muitos erros lol.
Mas quando se tira a licensa para ct5 existe uma disciplina que fala sobre civismo e boas maneiras que alguns esquecem ao fim de algum tempo, inclusive nem respeitam o codigo fonético ao fim de 15 dias, tal é a habituação que demonstram quando colocam a portadora no ar. Quando se tem esta postura o que estará lá por detraz?
Hoje em dia o que conta é ter o melhor transceptor apesar de não ter um bom elemento irradiante, é ser o primeiro quando se deveria ficar feliz por participar, etc etc etc. Moral e bons custumes ou se tem ou não. Por isso estas discussões nunca levam a nada, e não merece a pena (digo eu) bater em ferro frio, por isso os mais antigos já nem aparecerem em frequencia. Para finalizar, questões técnicas ou é ou não é, e quem sabe, sabe e pode falar, quem não sabe pode sempre escutar e perguntar com humildade para tentar melhorar. Quanto a concursos, deveriamos tentar chegar o mais longe possivel com a menor potencia possivel, isso sim seria um desafio digno de um radio amador.
73´s e bons contactos
CT2INK

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Miguel Andrade
Sent: quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 21:34
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: utilização de frequencias nos contests

Olá a todos,

Infelizmente por motivos profissionais e até familiares, sou confrontado com um drama permanente em relação à lista... adorava participar nalguns tópicos mas tenho que abdicar de o fazer ou, quando finalmente lá aparece " uma aberta " já alguém disse por outras palavras o que eu poderia acrescentar.
Há muito tempo atrás, no início do novo formato da lista, por duas vezes já tinha dado testemunho destes " atropelos " em dias de concurso, mas por aquela altura, a minha indignação não foi alvo de comentários, ( talvez por sermos muito poucos utentes ainda ).
Sou contudo um leitor atento das vossas mensagens ( ainda que o faça frequentemente com mais de uma semana de atraso, por vezes mais, chegando até a ultrapassar os 15 dias nos períodos mais graves ).
Hoje porém é feriado.
Meu caro Aragão, se bem entendi o sentido da tua intervenção, desculpa-me decepcionar-te pois vou voltar ao assunto realmente interessante... ( sem desprezo pelas questões técnicas, as quais muito aprecio também ).
Prezados participantes em concursos, nomeadamente naqueles com as características que aqui foram anunciadas. Qual é a lógica e o prazer de participar numa actividade ( prova ? ) em que os vencedores sejam APENAS possíveis de encontrar dentro de uma elite de " campeões " ?
Leia-se aqui o termo campeão como aquele que tem o privilégio de participar numa equipa ou de montar uma estação com AQUELAS CONDIÇÕES certas para poder candidatar-se aos primeiros lugares.
Afinal para que servem as regras ?
Todas elas, começando pelo regulamento do concurso, passando pelas legislações aplicáveis ao Serviço de Amador, pelas recomendações da I.A.R.U.
e terminando até nos princípios fundamentais de civilidade ( os quais não estão codificados mas fazem parte do costume ).
Gostava de saber como reagiriam se numa determinada época do ano, como o Carnaval por exemplo, valesse tudo.
Se fosse possível que, " A BRINCAR ", os foliões vos violassem, roubassem ou vandalizassem tudo aquilo que a LEI e a ordem pública vos salvaguarda no resto do ano.
Aposto que nesses dias de folia em que, por ser Carnaval, tudo valesse, até mandavam as famílias para o estrangeiro e usavam um coldre com duas pistolas à cintura se cá permanecessem no festim. Caso contrário, mais valia fugirem também com a família para o exílio e contratarem uma empresa de segurança privada ( como aquelas que estão a dar que falar no Iraque ), senão é provável que pouco ou nada dos vossos bens encontrassem no regresso.
Desculpem-me o exagero das minhas palavras mas a minha revolta começa no vosso divórcio assumido com aquilo que nos permite viver em sociedade.
Sem princípios não é possível sequer aplicarem-se as regras ( leia-se Lei ).
Ou há ordem e respeito todo o ano e em todas as situações sem excepções "
carnavalescas " ou não há em nenhuma.
Só atropela o que está estabelecido numa prática CIVILIZADA do Radioamadorismo para vencer ( ou com a ganância dos bons resultados ), quem não tem espírito desportivo.
Frases como « o mais importante não é ganhar é participar » deviam fazer parte do léxico e da forma de estar dos " contesters ".
A propósito... por respeito à nossa língua, à nossa dignidade e a nós próprios, vamos passar a chamar concurso ao " contest " e nunca, mas nunca "
conteste ", por favor.
Mas voltando um pouco atrás; a honra e a ética são coisas que não nascem connosco... aprendem-se.
Deixei à muito de participar em concursos pelos motivos que hoje me permitem escrever estas palavras. A única excepção por enquanto é o concurso " Dia da Marinha Portuguesa ".
Para mim era quase uma humilhação pessoal compactuar com certas incongruências pouco lógicas, como as que aqui já li neste tópico.
Calculem que há uns anos atrás, desisti mesmo do único campeonato nacional de VHF / UHF após ter participado no primeiro concurso daquela " competição ". Assim o fiz já que se por um lado estava implícito nas regras que "
deveriam ser respeitadas as recomendações da I.A.R.U. ", por outro o júri não penalizou ( ou eliminou ) quem operava em FM nas frequências recomendadas para outros modos de emissão durante aquela " competição ".
Não é desta forma e com essa " falsa tolerância " que se resolve, por exemplo, o problema das interferências nos 433 MHz.
Só para terminar um pormenor interessante sobre este caso em particular...
classifiquei-me em segundo lugar nesse concurso e só não devo ter arrecadado a primeira classificação porque me recusei a fazer contactos em frequências que não cumprissem com o regulamento do concurso, ou seja, não respeitassem as recomendações da I.A.R.U.
E sabem que mais ?... a potência de emissão ultrapassou os 30 Watts sim.
Emiti com 35 Watts em UHF ( porque o equipamento não dava mais ). Mesmo que as perdas causadas pela linha de transmissão e pela acoplação de impedâncias fizessem cair um pouco a potência irradiada estive sempre de facto acima dos 30 Watts.
Por favor colega Carlos Neves, esclareça-me em que diploma legal a potência para estações nacionais a operarem em UHF tem o limite máximo de 30 Watts ?
Para não cometer nenhum erro acabo de procurar nos seguintes documentos - Decreto-Lei 5/95 de 17 de Janeiro, Portaria 322/95 de 17 de Abril, Portaria
358/95 de 24 de Abril, Decreto-Lei 151A/00 de 20 de Julho e Decreto-Lei
11/2003 de 18 de Janeiro - sem nada encontrar.
Bem hajam e relevem por favor alguma emoção causada pela extrema revolta de ler opiniões como algumas que aqui foram tornadas públicas, ( ainda por cima por ter muita estima e respeito por AMIGOS que no entanto pensam dessa forma ).

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********** ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com