ARLA/CLUSTER: FW: doc

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega Roland
O Salomão já indicou onde pode consultar o então projecto de correção, que
em devido tempo foi apresentado à ANACOM e que nunca passou do fundo de uma
gaveta. O projecto dos repetidores, foi apenas mais um exemplo de como a
ANACOM tem em consideração o que propomos. O projecto que lhe enviei, foi
feito usando os critérios mais importantes, tendo em conta a eficiencia das
nossas comunicações por repetidor, tendo em conta as frequencias existentes,
que deveriam ser modificadas ao minimo, e tendo em conta a linha de
localização, para uma cobertura eficas de todo o território do Continente.
Como pode ver foi dada especial atenção à maxima distancia possivel, entre 2
repetidores trabalhando na mesma frequencia. Este projecto foi entregue na
ANACOM, e o que saiu está à vista de todos e eu nem comento. Fez-se um
projecto baseado em tons de proteção, tipo celulas de telemóvel, que em nada
veio  beneficiar os amadores. Pelo contrario, veio complicar a situação, e
gerar interferencias interrepetidores, porque ao que parece, ainda existem
muitas pessoas que não sabem para que é que servem e como funcionam os tons
de proteção, julgando que 2 repetidores em liha de vista, se tiverem tons
diferentes funcionam sem problemas, o que é redondamente errado. A própria
ANACOM comete erros grosseiros nessa area, e dou o exemplo de terem
atribuido uma frequencia para comunicações de serviço ao meu batente, e a
mesma frequencia a uma empresa que dista apenas alguns km de nós. Ora o que
foi dito na altura foi que como eram tons de proteção diferentes não havia
problema. ( é pena não me terem dito isso a mim que eu enrolava-os, mas como
não estava no batente a coisa passou ) Nada mais errado pois qualquer amador
que tenha o minimo de conhecimentos basicos de como funcionam os tons sabe
que não é assim. O que acontece é que os equipamentos que temos, quando a
frequencia está ocupada a emissão é bloqueada. O colega está mesmo a ver os
mecanicos de antenas, que nada perecebem de radiotelefones, a querer falar
mas o radio não transmite porque apesar de não escutar nada o canal está
ocupado. O resultado foi uma viagem de um motorola GP300 que voou do cimo de
uma torre de 85m até ao solo!
Mas enfim!...Isto é só para dizer que até existe quem se preocupe e envie
sugestões à ANACOM, mas a pergunta fica no ar...Para quê????..Para ir parar
ao fundo duma gaveta?

73 de CT4RK