ARLA/CLUSTER: Echolink para Amadores deRadiocomdeficienciasvisuais. Programa ElseeMore de TonyWakefield-VK3ZTR.

Fabiano Moser - PY5RX fabianomoser gmail.com
Terça-Feira, 15 de Maio de 2007 - 16:16:50 WEST

Olá Salomão,

No Brasil a ANATEL regulamenta o seguinte na Resolução 449 de 17/11/2006 que aprova o Regulamento do Serviço de Radioamador:
DAS ESTAÇÕES

Capítulo I

Da Classificação das Estações

Art. 25. As estações do Serviço de Radioamador podem ser:

I - Estação Fixa: Aquela cujos equipamentos estejam instalados em local fixo específico, compreendendo os seguintes tipos:

a) Tipo 1: Localizada na Unidade da Federação onde for domiciliado ou tiver sede o autorizado;

b) Tipo 2: Localizada em Unidade da Federação diferente do domicílio ou sede doautorizado;

c) Tipo 3: Destinada exclusivamente à emissão de sinais pilotos para estudo de propagação, aferição de equipamentos ou radiodeterminação.

II - Estação Repetidora: Aquela cujos equipamentos sejam destinados a receber sinais de rádio de uma estação de radioamador e retransmitir automaticamente para outras estações de

radioamador. As Estações Repetidoras podem ser:

a) Tipo 4: Repetidora sem conexão à rede de serviço de telecomunicações;

b) Tipo 5: Repetidora com conexão à rede do Serviço Telefônico Fixo Comutado e/ou do Serviço de Comunicação Multimídia.

III - Móvel - Aquela cujos equipamentos são destinados a serem usados quando em movimento ou durante paradas em pontos não especificados, sendo classificada como Tipo 6 - Estação Móvel.

IV - Estação Terrena - Aquela com capacidade de transmissão via satélite, sendo classificada como tipo 7.

Parágrafo único. Em repetidora do tipo 5 com conexões à rede de STFC e SCM é vedado o uso da mesma para a fruição do tráfego entre redes desses dois serviços.

Art. 26. A cada tipo de estação corresponderá uma Licença para Funcionamento de Estação de Radioamador.

Art. 27. Ao radioamador é permitido licenciar mais de uma estação fixa por Unidade da Federação, podendo inclusive ser do Tipo 3.

links: http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/biblioteca/resolucao/2006/anexo_res_449_2006.pdf

http://www.anatel.gov.br/radioamador/amador.asp?CodTopico=205&CodArea=30&CodTemplate=30&CodTopicoFim=1

73 Fabiano PY5RX