ARLA/CLUSTER: Echolink para Amadores de Radio

Terça-Feira, 15 de Maio de 2007 - 13:27:52 WEST

Prezado Fabiano-PY5RX como o compreendo meu amigo.

Ainda ontem, não existia propagação á noite, para falar em VHF com a "sagrada família" na Beira Serra via RV48 e lá nos encontramos todos via Echolink; o Marques-CT2JAH a fazer o seu passeio diário "para queimar o colesterol" de portátil com 100 mW, o Serafim-CT1CHV recostado na sua poltrona e o Albino-CT1FOP a fazer o trajecto trabalho/casa e ainda o Fernando-CT2IUM a caminho do jantar.

Todos eles poderiam falar em directo uns com os outros, menos eu, que estando a perto de 250 km seria mais difícil com esta facilidade.

Para finalizar, recordo um colega nosso que já estando numa casa de repouso, ali para os lados do Estoril, sente-se muito mais acompanhado e vivo, quando todas as manhãs fala com o Mundo via Echolink, pois de outra forma tal não seria possivel.

Isto para já não falar dos emigrantes.

Concordo inteiramente " É assim que evoluímos, discutindo nossas ideias e opiniões."

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Fabiano Moser - PY5RX
Sent: terça-feira, 15 de Maio de 2007 10:53
To: Francisco Costa, CT1EAT; Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Echolink para Amadores deRadiocomdeficienciasvisuais. Programa ElseeMore de TonyWakefield-VK3ZTR.

Bom dia,

Venho aqui nesta lista democrática e livre, manifestar minha experiência e opinião a respeito desta modalidade chamada ECHOLINK. desculpem o email extenso.

Alguns pontos do email do Francisco me chamaram a atenção, e concordo em pleno no que diz respeito as 3 situações, podendo ainda acrescentar mais algumas.

4) Tive um grande e querido amigo chamado Thiers Marcondes de França PY5ZQ (QRT), militar reformado, amante do Radioamadorismo, de idade avançada e visão debilitada que lhe trazia dificuldades em operar seus rádios. O computador lhe ajudava a  "manter contato" com seus velhos amigos radioamadores, pois utilizava fontes grandes no Windows facilitando assim a operação com o programa Echolink. E como ele haviam outros mais, alguns que já quase nem conseguiam falar, com 90 e tal anos, tenham certeza, jamais vou esquecer isto, que vontade! amigos que da cama do hospital com um HT conversavam com os amigos. Cada história....

Não me atrevo sequer a dirigir uma só palavra contra a atitude e o uso do Echolink deste nobre amigo radioamador, que muitos QSO's fez nas bandas de rádio, e via no Echolink um amigo, parceiro solitário que estava sempre presente no seu shack e que lhe ajuda a manter-se ativo em seus QSO's.

5) Tornei-me radioamador numa cidade do interior do estado de Santa Catarina no sul do Brasil, aonde fiz vários amigos, aonde aprendi a dar os primeiros passos neste hobby, mas logo fui morar noutra cidade (Curitiba) 260Km a Norte. Ficaram se os amigos, vieram outros novos, mas o contacto permaneceu graças a esta modalidade Echolink. Não tinha a mesma essência é claro, mas devido as circustâncias era a única maneira. E meu destino me leva cada dia mais longe destes amigos, mas o contato ainda permanece, alguns ainda não possuem acesso a rede de internet, pois vivem em cidades pequenas do interior aonde poucos a têm.
Nem todas as pessoas têm acesso a equipamentos e antenas de HF, nem sempre a propagação permite estes contatos, e nem sempre os custos da tecnologia de internet banda larga está acessível a todos.

A soliedariedade de um só operador, beneficia muitos outros !

Cada radioamador identifica-se com uma modalidade; Cada radioamador possui uma necessidade; Algumas vezes não nos resta outra possibilidade, podendo ser útil numa situação de emergência; (Conheço casos reais)

Para mim é necessário regulamentar e organizar. Faz uso quem se identificar.

Tenho plena certeza que esta modalidade vêm a beneficiar muito mais pessoas no mundo todo, do que gerar incômodo ou mal estar as pessoas.

Para mim o Echolink é um avanço do radioamadorismo, assim como o DSP e os modos digitais, EME, RTTY, PSK, SSTV etc, mostrando que nossos rádios estão cada dia mais digitais, e a união "Rádio-Internet" era e é cada vez mais inevitável.

Cada QSL têm um valor particular a cada operador, seja em CW, SSTV, SSB, ou se preferir via Echolink, assim como cada QSO também é. Coisas iguais possuem valores diferentes para cada pessoa.

Não vejo razões para proibir, ou condenar, pelo contrário, precisamos evoluir e aprimorar, pois acredito que a essência de um radioamador nunca se perde. O radioamador é um cientista e curioso por natureza, inventor, amigo e também "um grande malucooo!"

É assim que evoluímos, discutindo nossas idéias e opiniões.

73 a todos.
Fabiano PY5RX