ARLA/CLUSTER: Anuncio Oficial - Kenwood TM-V71 - Compativel comoEchoLink(r) radio VoIP system

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt

Caro Mourato

Eu concordo plenamente consigo.
Mas, e se virássemos o "bico ao prego"?
Isto é, se em vez de desdenhar do que a tecnologia
nos apresenta, a usarmos em nosso favor?
Dito ainda de outra forma. Se, em vez de pensar que o
voip apenas serve para interligar o mundo da RF ás
redes públicas de telecomunicações, o que pensa se
a mesma tecnologia servir para interligar ao nosso shack?
Eu sei que a ideia pode parecer absurda (como a mim
me pareceu quando pensei nela pela primeira vez), mas
neste momento já não tenho argumentos contra.
Quer um exemplo prático? Aqui vai: há uma esporádica
em 2m e está no serviço (ou em férias, ou noutro lado
qualquer quer que não seja o shack). Liga-se à internet,
faz o login/autenticação, e no PC, Laptop, PDA, etc.
entra na consola da sua estação e num par de minutos
está a "aviar" alemães em 144.340MHz!!!
Ficção? Já é realidade!
Não é radioamadorismo? Tenho as minhas dúvidas.
O único "defeito" que se pode apontar é que não estou
no local de onde a RF está a ser transmitida. Mas isso
não torna a emissão menos legal, sob qualquer perspectiva
(legal, amadora, etc.).
Pense nisto.

Um abraço
F.Costa, CT1EAT