ARLA/CLUSTER: Fwd: Interferencias na zona de Almada.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 20 de Março de 2007 - 17:31:12 WET

---------- Forwarded message ----------
From: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Date: 20/03/2007 17:15
Subject: Interferencias na zona de Almada.
To: "info  anacom.pt" <info  anacom.pt>

Exmos Senhores

Centro de Monitorização e Controlo do Espectro do Sul (CMCES).

Depois de varias reclamações junto desta associação, por parte dos
associados residentes na zona de Almada e limitrofes, acerca de uma forte
interferencia que ocorre frequentemente, porem sem caracter continuo, na
banda de VHF 145MHz, especialmente entre as frequencias de 145.700KHz e
145.800 KHz, na zona de Almada/Pragal, Coube-me deslocar-me à referida zona
e "in loco" tentar reunir alguns dados, com o intuito, não só de observar o
tipo e intensidade da interferencia, como as suas caracteristicas e tentar
detectar o tipo de fonte da interferencia, com o fim de vos poder transmitir
algumas informações que vos possam ajudar a eliminar a anomalia. Assim
sendo, e usando o meu equipamento na viatura (ICOM 706 MKIIG), pude
constatar o inicio da recepção da dita interferencia na zona da ponte
25 deAbril imediatamente por cima
de Alcantara. Seguindo pela A2, sentido N/S, verifiquei que o sinal era
muito forte, atingindo o fundo de escala do indicador do meu receptor, entre
a zona da saída para a Caparica e o alto de Corroios. Presumi que a fonte da
interferencia não deverá estar muito longe desse local, sendo possivel uma
localização proximo do Forum Almada. A interferencia foi escutada até à zona
do Fogueteiro onde a sua intensidade era apenas marginal, porem detectável.
Quanto ao tipo de interferencia, apresentava-se como uma portadora modulada
em amplitude por um forte ruido de AC (50HZ), e extremamente instavel,
percorrendo cerca de 200 a 300 KHz muito rapidamente dentro da banda deamador
de 2m. Na minha opinião, e como técnico de RF, sou levado a pensar que se
trata de algum dispositivo amplificador de RF em autoscilação. No caso
deser um amplificador
de TV ( tudo indica que será um dispositivo desse genero), deve ser um
amplificador de potencia de distribuição de elevada potencia, com uma saida
de pelo menos 100dBuV.
Porque tal problema estará certamente a afectar a recepção de TV na referida
zona, e porque nesses casos quase sempre culpam os amadores de rádio, pede
esta associação que os vossos serviços procedam com a rapidez que vos seja
possivel, à detecção e eliminação da interferencia referida.
No caso de ja estar resolvido o problema, ou de ja estarem ao corrente da
situação, queiram ignorar este email.

Pela ARLA

Responsavel pelos meios radioelectricos

Carlos Mourato   CT4RK