ARLA/CLUSTER: antena 1.2Ghz

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 11 de Junho de 2007 - 17:22:07 WEST

Caros colegas
Bom! Lá vão mais umas achegas para a "confusão". Acho que o colega HIX deve
estar mais confuso do que esclarecido, e como tal vou ajudar um pouco mais
na confusão.
O CT1BYM falou e muito bem do "direccional coupler", pois em 23 cm não se
brinca em serviço. Para as frequencias em jogo, acho que -20dBs é pouco.
Seria melhor perto dos 30dBs. Por acaso tenho um lá no batente, que vai até
aos 3 GHz da R&S e à uns tempos estive a medir isso mesmo e tem 28 dBs de
return loss. Por isso os medidores em 23cm ou são mesmo bons e como tal são
caros, ou então poderão estar a induzir em erro. No entanto, eu tambem tenho
um DIAMOND SX1000, que acho que é identico ao do HIX e tenho um R&S NAUS4,
com o direccional coupler remoto, e a diferença não é muito grande. O SX1000
serve bem para o efeito, se estiver em condições.
Quanto às cargas vamos por partes. Qualquer 5 ou 6 milimetros colocados nas
"patas" de uma resistencia podem prejudicar as medidas. Antes de mais e
respondendo à pergunta do HIX, a resistencia tem que ser imperativamente não
indutiva. Ou seja: De carvão ou filme metálico. O valor ideal são 50 ohms, e
para isso pode colocar duas de 100 em paralelo, ou se não tiver, pode ainda
colocar uma de 47 ohms que funciona bastante proximo da realidade.  Agora
vamos à questão do cabo RG58, que ninguem se referiu a isso, mas eu explico
o porque desse cabo de altas perdas. O cabo RG58, em 1296 MHz, com o
comprimento de 30 metros te exactamente 19.881 dBs de atenuação (dados
obtidos de tabelas). Se reparar neste valor, para 10 watts ligados numa
extremidade do cabo, teremos na outra extremidade apenas 100mW, seja 0,1
watt. Agora coloque uma resistencia de 47 ohms na extremidade e vamos
imaginar, mesmo não tendo muito cuidado que vamos ter um return loss de
10dBs, sendo que neste caso a potencia reflectida na resistencia seria de
cerca de 1 watt. Ora se esse watt volta para trás, e encontra praticamente
os 20 dBs de atenuação do cabo, no medidor estarão cerca de 10mW, seja 0,01
watts.  A este valor de potencia incidente (10watts) e reflectida (0,01watt)
corresponde uma taxa de SWR de 1,055/1 de estacionarias.  Simplesmente não
deve mexer o ponteiro. Se o ponteiro se deslocar com este cabo de teste,
então o medidor não está a funcionar correctamente.
Quanto à antena tona, só tenho a dizer que essa antena é de banda bastante
estreita. Experimente a inclinar o dipolo mais para o lado do 1º director ou
do reflector. A tona não tem Balun (pelo menos na minha nunca lá vi nenhum)
e a impedancia de 50 ohms é obtida pela aproximação do dipolo dobrado com o
promeiro director. Como se sabe, um dipolo dobrado só tem 300 ohms quando
está no espaço livre. tudo o que se aproximar dele faz baixar a impedancia
do mesmo. O facto de muitas antenas de TV terem um transformador de
impedancias é um barrete, pois ou não é de 4/1 ou se é, só lá está a fazer
mal. Eu trabalhei muito tempo com uma antena TELEVÊS de UHF canais 21 a 32,
em 432MHz e para ajustar foi apenas necessário ajustar a posição do dipolo,
sendo que o cabo ligava directamente ao dipolo dobrado.
Espero ter contribuido mais um pouco para "achocalhar" os neurónios do HIX.

73 de CT4RK