Re: ARLA/CLUSTER: Será que funciona? Sistema Brasileiro de Rádio Digital será híbrido.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

O DRM está tecnicamente preparado para funcionar nas bandas de FM, (55MHz
-->68MHz/88MHz--->108MHz) e já faz 2 anos que apresentou junto da UIT um
pedido nesse sentido. não entendo porque não foi ainda dado despacho ao
pedido, mas tudo me leva a acreditar que os "americas" com o seu IBOC
meteram a "mãozinha" no assunto, como represália contra a standarização a
nivel mundial do DRM.
Que importa isso? Pequenos paises como a Russia, a China e a India já
adoptaram o DRM como standart de emissão digital.
Quanto aos brasileiros, cada um "albarda o burro à sua maneira", mas não
entendo o porquê do IBOC em FM quando o que necessitam é de poucos emissores
para cobrir grandes areas, e isso só em onda média e curta. O resto é
demagogia. IBOC em VHF só local! Para isso existe o DAB. Talvez por isso o
consórcio DRM não esteja muito preocupado com o VHF, porque já existe o DAB.

73 de CT4RK