RE: ARLA/CLUSTER: Antena Simples para as Férias-Antena Bazooka em Cabo Coaxial de 50 Ohm tipo RG-58 ou RG-213.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 23 de Julho de 2007 - 19:00:30 WEST


Prezado Carlos Mourato-CT4RK,

Obviamente que o autor do artigo faz alguma, para não dizer muita, confusão nos conceitos, algo bastante vulgar na maioria da literatura para amadores, veja-se o caso de Ganho e Directividade. Alias, a maioria dos ganhos apresentados para as antenas destinadas ao mercado de amadores é super empolada e totalmente irealista, para não dizer coisa pior. Quanto a mim, o que interessa numa qualquer antena é o diagrama de radiação e neste o "ângulo de disparo" pois é aqui que se vê as suas boas ou más características.
 
Do que tenho lido sobre esta antena,conhecida nos EUA por Double Bazooka, a sua mais valia reside na sua "banda passante" em termos de relação de Ondas Estacionárias. É uma antena tipicamente monobanda, mantendo valores baixos entre os extremos da banda e o seu centro, na ordem de 1,4/1 em 3500 KHz, 1,1/1 em 3700 KHz e 1,3/1 em 3800 KHz. 
 
Devido a esta característica é muito utilizada nas Bandas onde o segmento disponível ao Serviço de Amador é maior, caso dos 80m e 10m. 

Em termos de diagrama de radiação, é basicamente um vulgar  dipolo, desde que seja colocado a mais de 1/2 Onda do solo. O seu ganho é aproximadamente 2,14 dBi em polarização horizontal.

Pode ser colocado em V invertido tendo aqui em atenção o efeito do solo e uma redução aproximada de -5% no seu tamanho calculado.

È uma antena muito simples de construir, no entanto, requer um bom isolamento nas pontas e centro contra a entrada de humidade ou ainda pior, água.

João Costa
CT1FBF

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: segunda-feira, 23 de Julho de 2007 14:49
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Antena Simples para as Férias-Antena Bazooka em Cabo Coaxial de 50 Ohm tipo RG-58 ou RG-213.


Vamos lá por partes!!!
O que é que um dipolo feito com cabo coaxial tem de especial para ter "una buena ganancia"?...Qual é o conceito de ganho que o OM em questão tem??...Uma coisa é certa!...Se tem algum (pouco com certeza) ganho, tem que o ter numa determinada direcção, e como tal noutra direcção apresenta atenuação! É que ainda não inventaram antenas que sejam ao mesmo tempo geradores de potencia. Os ganhos são sempre relativos, e como tal são obtidos à custa da modificação dos lóbulos de radiação, ou seja: à custa do diagrama de radiação. Por vezes escuta-se aí na frequencia, em 80m ou 40m que uma antena de fio simples, a que muitas vezes, erradamente chamam long wire, pois para ser isso tem que ter no minimo um comprimento de onda, tem 10 dBs de ganho sobre o dipolo. Isso é uma fantasia, pois nunca um fio simples terá  10 dBd. Nem uma rômbica teria esse ganho. O que na realidade acontece são 2 factores. O primeiro é que a antena dipolo não estará favorável para a estação em questão e pode ter até os nulos nessa direção o que baixa logo o sinal em 10 ou mais dBs. Depois se a antena de fio estiver com um lobulo favorável poderá chegar muito mais forte, sem que isso queira dizer que tem "Una buena ganancia". "Ganancia" obtem-se com elementos , com formações mais ou menos grandes, mas sempre à custa de alguma direcção. Podem perguntar: E então nas antenas ominidirecionais, como se obtem ganho em todas as direcções???...Não é em todas as direcções!!..É que as antenas omnidirecionais, obtem ganho a partir da atenuação dos lobulos verticais.  Uma antena vertical com elevado ganho, não presta por exemplo para falar com a estação espacial. Neste caso é bem melhor uma ground plane simples de 1/4 de onda. 
 
73 de CT4RK

	






Mais informações acerca da lista CLUSTER