FW: ARLA/CLUSTER: Maravilhosos projectos " radioamadoristicos"...!

Sexta-Feira, 20 de Julho de 2007 - 14:29:49 WEST

 Concordo em muito com o que o Francisco Costa-CT1EAT aqui escreveu e reforço que existe um pouco de tudo por esse Mundo fora, no entanto, no caso finlandês,isto por aquilo que já lie, assenta muito mais no gosto e "profissionalismo" radioamadoristico, que no alugar comercial da instalação.

Alias, parece-me que geograficamente está afastada de conseguir elevadas pontuações. As melhores para este tipo, situam-se na região das Caraibas.

Tal como o CT1EAT, tive o imenso prazer de assistir a uma extraordinária palestra dada por um dos expoentes máximos a nível mundial sobre, entre outros assuntos, Contest Mundiais em HF e estações de Contest, que é o José Carlos-CT1BOH, que tem muitíssima experiência no tema. Por muito dinheiro que tenha o operador, se este não tiver muita experiencia e gosto, pouco consegue tirar de estações Top Tem.

Mas volto a repetir, neste mundo, existe de tudo e concordo mais uma vez com o Francisco "nem todos os donos de estações de concursos são "gulosos" por USD", alias existem em Portugal, incluindo as regiões autónomas estações de topo a nível mundial construidas por pequenos grupos ou a nível individual.

Por aquilo que sei, as Super Stations nesta vertente,One dolar one point, estão em mãos de grupos económicos americanos. Alias, na Internet existem sites e foruns dedicados ao tema.

Existe também uma crescente expansão do chamado mercado das HAM VACATION que tem de tudo para todos os gostos e a todos os preços, em particular no continente americano. Em Espanha existe uma "Agencia de Viagens" dedicada a este segmento turístico e também uma organização dedicada aos radioamadores que queiram ceder a sua estação e casa em permuta turística.

João Costa
CT1FBF