ARLA/CLUSTER: Raios ,Esporadicas Es e DXismo em 2m.

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt
Domingo, 15 de Julho de 2007 - 10:42:37 WEST

Bom dia

Caro João, ouvi com atenção a dissertação do colega Junior
(não tinha notícias dele desde os tempos do DO-17!!!).
É uma idéia interessante, sem dúvida. Quiçá a razão porque
ninguém tentou isso antes é porque quando há trovoada, a
primeira preocupação de qualquer radioamador é desligar
tudo, para preservar a integridade fisica dos seus equipamentos,
e em casos extremos, da própria vida.
Pessoalmente acho que trovoadas e DX é uma coisa que não
combina muito bem, mas para quem quiser tentar, e caso não
saiba, é fácil encontrar raios. Basta visitar esta página:
http://www.meteo.pt/pt/observacao/remota/observacaoDEA.jsp
(as trovoadas aparecem sinalizadas com o caracter + ou -,
e a cor indica a hora em que foi registada a descarga electrica)
Bons Dx

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat

P.S. Curiosamente, ou talvez não, a minha primeira Es desta
        temporada (dia 23 de Maio) foi feita debaixo de uma
        trovoada... O CT1EPC não fez um único QSO porque,
        adivinhou, tinha tudo desligado...