ARLA/CLUSTER: Mapa Ionosférico para propagação NVIS.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2007 - 15:20:01 WET


Prezados.

Talvez um dos factores mais críticos na utilização da propagação NVIS é a determinação da frequência aproximada onde tal fenómeno ocorre. 

A propagação NIS - Near Vertical Incident Skywave acenta basicamente na capacidade que a ionosfera, camada F2, têm de reflectir  e na forma de um cone invertido com um diâmetro de aproximadamente 500 Km um sinal que lhe chegue num angulo de incidência entre 60º e 90º. Obviamente que tudo isto varia ao longo do dia, mês e ano. Quanto maior é a actividade solar e a hora do dia maior é a frequência onde tal fenómeno ocorre e vice-versa.

A grande vantagem para os radioamadores é que este fenómeno ocorre normalmente entre as Bandas dos 80 mts e a Banda dos 40 mts podendo descer até aos 2 MHz (Banda dos 160 mts), em casos muito baixa actividade solar e nas horas de madrugada, e aos 14 MHz nos casos inversos.

Um dos sites onde podemos acompanhar e verificar periodicamente  as frequencias onde tal está a acontecer é  em : 
http://www.ips.gov.au/Main.php?CatID=6&SecID=5&SecName=North%20Atlantic&SubSecID=2&SubSecName=Ionospheric%20Map este site pertencente ao Governo Australiano e administrado pela IPS - Ionospheric Prediction Service da Australian Space Weather Agency e  é uma boa referencia neste campo, pois os seus dados são actualizados aos 40 minutos de cada hora, com referencia á Hora. Um exemplo; os dados colocados referente ás 14H00 UTC são colocados ás 14H40.

Isto permite ter uma ideia muito aproximada das frequências onde a propagação NVIS está a acontecer. Tendo em atenção a dimensão territorial de Portugal continental esta é sem a menor duvida um conceito a ser mais explorado não só habitualmente para as comunicações locais como em especial no caso de emergência. 

Alias a NVIS é todo um conceito utilizado á décadas principalmente nas comunicações tácticas militares e civis e nos sistemas de emergência e socorro de muitas organizações publicas e privadas.

As antenas são bastante simples, na sua maioria dipolos e Longwires, e colocadas muito próximo do solo entre 1/8 e 1/4 de onda.

Deixo-vos um bom site para a vossa leitura sob o tema produzido pelo radioamador americano Pat Lambert - W0IPL e actualizado recentemente em :
http://www.w0ipl.net/ECom/NVIS/nvis.htm

                                   _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QRA-Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail : See in www.qrz.com              
  *  In get Callsign " CT1FBF "    
  *  QSL Via: Bureau of PORTUGAL
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************




Mais informações acerca da lista CLUSTER