ARLA/CLUSTER: interferencia

Carlos Freitas ct1fzc gmail.com
Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2007 - 12:01:47 WET

Caros colegas!

Na semana passada estive em casa de um familiar na zona de Benfica (Estrada
da Luz). Levei comigo um portátil THD7, qual foi o meu espanto que quando
entrei no "Chack" dele, o respectivo rádio não se calava, nem com o squech
todo fechado na banda de VHF!
Como à um mês atrás estive no mesmo local e o problema não se passou,
interroguei o meu familiar o que havia de novo naquela casa... como
curiosidade, embora não moro naquela morada, começamos a desligar coisas até
que um elementar televisor LCD de uma marca muito conhecida foi também
desligado! Bingo... o Ruído desapareceu!

No meu QTH em Agualva-Cacém, tenho constatado um aumento de QRM e
normalmente depois das 7h/8h da Noite... já mesmo a chegar a UHF!
Pergunta-se, onde está o respeito pelas normas de compatibilidade
Radioeléctrica??

Já não temos o PLC (uff...) mas parece-me que há por aí muitos "PLC(zitos)"
que nos estamos a esquecer... e estes bem piores, pois estão nas casas dos
vizinhos e em todo lado! E agora?? Vale a pena entrar em "guerra" com a
vizinhança por causa disso, correndo o risco de se arranjar problemas por
"TVIs" mas ao contrário??

Cumprimentos
CT1FZC