ARLA/CLUSTER: QRM generalizado.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2007 - 00:30:03 WET

Infelizmente essa é a verdade!
Soube outro dia que a ANACOM foi fazer uma vistoria a um colega CT5 que se
queixou (com todo o direito) de interferencias provocadas pela TVCABO, e que
o unico meio que levaram para medir as pressuposta interferencias, foi um
transceptor portáti ALINCO, que estava duro que nem um calhau. Depois
 disseram ao  o nosso colega, que como não escutavam nada no portátil, não
podiam fazer nada, porque o problema era do radio do colega que segundo os
"fiscais" estaria sensivel de mais!!!... Isto é verdade não é
anedota!!!...Passou-se com um colega de Caneças que agora não me recordo o
indicativo!... É claro que ele ficou de boca aberta com a "eficacia" dos
examinadores da ANACOM, mas como não tem conhecimentos técnicos ficou-se por
ali caladinho!.. É claro que se isso se passasse com o CT4RK e acredito que
tambem com o CT1XI ou outro amador de rádio com conhecimentos mais avançados
sobre medidas de intensidade de campo de sinais, e medidas de qualidade de
receptores, a questão não ficava assim e a ANACOM tinha que explicar que
"palhaçada" era aquela de irem fazer medições com um ALINCO!!!...Para
começar teriam de me fornecer um relatorio detalhado  com as medidas
efectivas de intensidade de campo dos sinais detectados em dBuV/m para eu
poder levar o assunto a outras instancias!...Gostava de saber como é que
fariam essas medidas com um ALINCO.... Dá vontade de rir. Já tenho saudades
daquelas carrinhas CITROEN, cheias de equipamentos de medida a sério. Agora
vão fiscalizar com um ALINCO portátil!!!...Triste miséria!...Mas só fazem
isso a quem não sabe!!!