Re: ARLA/CLUSTER: QRM não identificada.

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2007 - 21:36:38 WET

Caro Carlos Gonçalves,

Existem infinidades de normas europeias e internacionais, que regulam as
emissões conduzidas e radiadas, a imunidade e a susceptibilidade eléctrica e
magnética dos equipamentos eléctricos e radioeléctricos.
Logo, e caso elas sejam cumpridas, essas situações de interferências nunca
deveriam existir.
O mal é que o Estado português, não as faz cumprir. Nem fiscaliza.

Não dispomos de laboratórios acreditados, com competências e meios para
fiscalizar e certificar equipamentos domésticos e industriais em termos de
EMC, EME e EMI.
Por toda a Europa, e até em Espanha, há quem o faça e muito bem.
Se as normas não cumprirem, não se pode colocar à venda nos mercados, sejam
lâmpadas florescentes, máquinas de café, UPS, PC, GSM, ou máquinas
frigoríficas, etc.
Eu estive há uns tempos, nuns laboratórios de certificação estrangeiros,
dotados com meios, onde se podiam testar até um camião dentro de uma câmara
anecóica.
Nada saía para o mercado, nada, que não estivesse convenientemente
certificado, a sério, não a fingir.

Em Portugal, não dispõem de meios técnicos para o fazer.
Lamentavelmente é assim, e depois não temos capacidade para concorrer e
prestar serviços de qualidade, ou seja, não somos competitivos.

Aliás, na minha empresa, tivemos de fazer todo esse trabalho de certificação
no estrangeiro, porque em Portugal, não existem meios.

Portanto: reclame, reclame e recorra, que são obrigados a corrigir os
defeitos, e mais, a retirar do mercado, caso não estejam conformes com as
normas e a lei.
Está no seu pleno direito legal e constitucional, e se o Estado português,
não os mandar corrigir, reclame do Estado, ele terá de responder perante os
órgãos da União Europeia, o «caciquismo» acabou meu amigo.

73, Mariano Gonçalves