ARLA/CLUSTER: interferencia

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2007 - 16:31:36 WET

Boa tarde colega Gomes

Pelo que me apercebi o seu problema é uma portadora pouco estável na banda
dos 160m. Nessa banda normalmente caiem as harmónicas geradas pelas dezenas
de fontes de alimentação comutadas que nos enchem a rede de lixo. Esse QRM
pode vir até da casa de algum vizinho, mas para ver de onde é, primeiro
comece por desligar todos os aparelhos electricos com fontes comutadas que
tem em casa. Atenção que deve desligar mesmo da tomada de 220V pois a
maioria deles fica com a fonte ligada, porque estão em STBY. Não se esqueça
de pequenos carregadores dos telemoveis e coisas assim!.. Desligue tambem a
fonte de alimentação do seu modem da internet e tudo o que possa fazer QRM.
É claro que o computador tambem deve ser removido da tomada!... Atenção
tambem às lampadas electronicas de baixo consumo e aos transformadores para
lampadas de halogénio!...Estes dispositivos tambem tem um oscilador interno
que faz bastante QRM! Conclusão... deixe apenas o radio ligado e se o QRM se
mantiver é porque  vem do exterior. Falta saber se pela antena se pelos fios
da rede. Para saber isso precisa de um RX a baterias de modo a desligar a
energia no quadro electrico. Se ainda assim a interferencia se mantiver, é
porque entra pela antena, e nesse caso deve contactar a ANACOM.
Um dos maiores poluidores da rede são as fontes de alimentação dos
computadores, que muito raramente trazem um filtro de rede instalado,
ficando-se apenas por uma imitação de plastico. No meu caso, abri as fontes
dos computadores que tenho, e instalei em todas filtros de rede como deve
ser, e com isso resolvi 95% das interferencias que os PCs me faziam no
radio.

73 de CT4RK