ARLA/CLUSTER: Propagação no modo NVIS - contactos a qualquer hora do dia nas Bandas de 80 e 40m .

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2007 - 17:30:02 WET


Propagação no modo NVIS
  
   Ainda antes da 2a Guerra Mundial, e preocupados com sistemas de comunicação tática de grande confiabilidade, os alemães sabiam que a qualquer hora do dia, a qualquer dia do ano, e independentemente do ciclo solar, havia sempre uma área de cobertura razoável para freqüências entre 2 e 10 MHz quando usada a propagação no modo NVIS.  Esta significa Near Vertical Incident Skywave, ou onda incidente quase vertical.  

     O nome vem do ângulo de irradiação, quase vertical - ou seja, para cima,  das antenas usadas neste modo.  A onda eletromagnética é irradiada para cima, e retorna para a terra, cobrindo uma área de até 500 Km de diâmetro.   Como a onda retorna em um ângulo elevado, não há zonas de sombra que fiquem impossibilitadas de receber os sinais. 

   Taticamente, isto faz da NVIS o modo ideal de comunicação em batalhas em cidades e montanhas, assim como em áreas abertas.  Ainda hoje este modo de comunicação é usado por exércitos de todo o mundo. 


   Os radioamadores presenciam exemplos de propagação por NVIS diariamente.  Basta lembrar dos colegas que operam nas bandas de 80 e 40m com antenas dipolo montadas a baixa altura do solo.  Estas antenas não são apropriadas para DX, mas proporcionam um bom sinal nas comunicações regionais.  Aqui para nós, no RS, estas antenas garantem uma boa cobertura desde o Uruguai e Argentina, até Santa Catarina e Paraná.  

   Em melhores condições, também é possível realizar contatos a distâncias maiores. Mas, nestes casos, será devido a componentes de ângulos mais baixos.  Em antenas montadas a altura menor que ¼ de onda, o sinal em ângulos baixos tem potência menor que o sinal irradiado para cima.                

    Portanto, dependendo das condições de propagação, em contatos regionais,  uma antena montada a baixa altura pode ser melhor, que uma antena montada a grande altura.    

(vide em  PXPY-Clube  de  Caxias  do Sul )




Mais informações acerca da lista CLUSTER