ARLA/CLUSTER: Alguém tem ideias sobre a nova legislação?(resposta ao CT1FBF)

ct3fq ct3fq ct3team.com
Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 - 22:09:53 WET

Boa noite João e obrigado, uma vez mais, por me ter dado a sua opinião.
Só prova que estamos num País livre.

Penso que deve haver um mal entendido algures.

Comecemos pelo fim:

1- Só se a nova legislação já saiu  eu não sei! Que eu saiba a lei
actual só permite Beacons nos 144MHz e 432 MHz . Simplesmente a ANACOM
fecha os olhos e ignora que as outras  existem. Até acho espantoso os
prefixos de algumas balizas! Solicite que a ANACOM lhe envie uma cópia
das licenças dos Beacons que você pensa que estão legais e vai ter uma
surpresa!  Por isso penso que agora a nova  Lei deve ser explicita!
Porque não ficar tudo transparente e no papel? Que diabo, queremos
continuar a jogar às escondidas?

2- Quantos aos Links, a Lei actual também não o permite quaisquer links
entre estações de Amador. Que o digam os nossos repetidores R2 (Funchal)
e R7 (Porto Santo) cujo link foi mandado desligar pela ANACOM!!!!!

3- Quanto às Associações não terem dinheiro isso é um problema interno
delas. Cabe aos corpos Dirigentes eleitos gerirem-nas de modo a torná-
las  viáveis. Aqui penso que a selecção natural ( a lei do mais forte)
acabará por encerrar algumas, dando assim  mais  folego às que ficam. É
triste? Sim concordo que é triste, mas não é por existirem mais
Associações  que as coisas funcionam melhor. Pelo contrário a história
recente prova o contrário!
Quanto à Utilidade Pública. Se não me engano, a nossa Associação da
Madeira (ARRM)  foi a primeira do País a ser Declarada de utilidade
Pública, mas sinceramente, actualmente de utilidade tem muito  pouco!
Penso que a Declaração de Utilidade Pública devia ser periodicamente
revista e não ser um facto adquirido que, às vezes, é mal entendido.

Agora vamos a numeros: Uma Associação não pode pagar 9 euros/ano por uma
licença de repetidor,  mas se calhar paga 35/mês  por um acesso à
Internet que ninguém usa! Será isto boa gestão?   Acha também justo que
eu utilize um ofício duma Associação para uso pessoal para  assim não
ter que pagar por um indicativo especial do meu bolso? Não estou eu a
usurpar os direitos dos restantes sócios?

4- No ponto do licenciamento de estações repetidoras por pessoas
singulares parece que não me fiz entender.  O facto de ser uma Entidade
singular a licenciar uma estação repetidora não significa que a
utilização desta seja privada. A utilização deverá ser obrigatóriamente
Pública e livre para Amadores, mas a responsabilidade de montagem e
manutenção é apenas de uma pessoa ( e como é actualmente?),  desde que
prove que tenha capacidade técnica e financeira para o efeito. Uma coisa
lhe garanto João, de certeza que iriam aparecer melhores e mais repetidores!

5- Quantos às taxas. Eu já sabia que a minha opinião iria ser polémica
mas arrisquei! Claro que nenhum de nós quer pagar mais,  mas coloque-se
na posição de um Amador que só  pode operar VHF, acha justo que ele
pague o mesmo pela licença   que um Amador que opera todas as outras
bandas? Eu acho que não!...  mas é apenas uma opiniao... e cada um fica
com a sua...

6- Quanto aos Velhos do Restelo: Eu também tenho paixões pelos velhos
radios, que o diga as horas que perco no e-bay a perseguir velhas
reliquias (hallicrafts, Heathkits, Argonauts) com as esperança de
conseguir ficar com alguns. Aqui, e uma vez mais,  houve um mal
entendido. Eu falo de jovens que já nasceram com o computador na mesa de
cabeceira. Acha que é fácil convence-los a serem radioamadores? Onde
estão eles? Os poucos  que conheço  são-o por imposição dos pais - que
também são radioamadores - e a maioria são amadores de papel (têm
licença mas nunca a vão utilizar).
João,  é preciso que acordemos do sonho e encaremos a realidade: É
preciso que consigamos encontrar coisas novas, porque as coisas que
gostamos, eles  já não gostam! É a diferença de gerações!

Qual é a probabilidade de aparecer mais um Luis Cupido (CT1DMK) nas
próximas gerações?

Um abraço da Madeira

CT3FQ
Carlos Neves